Quer chamar a atenção daquele potencial cliente que visitou sua academia recentemente e ainda não manteve contato? Ou deseja reconquistar aquele aluno que deixou de lado seu projeto fitness? Pensando em te ajudar nessas e em outras situações desse tipo, reunimos 15 textos para chamar alunos para academia para você usar como referência na estratégia de marketing do seu negócio fitness.
Além disso, vamos dar várias dicas para melhor explorar, em diversas plataformas, o potencial de cativar clientes, fidelizar alunos e recuperar ex-alunos, mantendo o rendimento de sua academia em alta de um jeito descomplicado e bem acessível.
Então, partiu conferir como será o seu aprendizado de hoje?
Depois de conhecer 15 ótimas sugestões de textos, você entenderá quais são os passos necessários para atrair alunos e, na sequência, verá quais são as plataformas mais indicadas para cada caso. Por fim, saberá qual a maneira mais indicada para abordar ex-clientes, com foco em convertê-los.
Continuamos trazendo dicas de como deixar o seu negócio fitness sempre no azul! Vamos lá? Acompanhe a leitura com a gente!
15 textos para chamar alunos para academia
Antes de prosseguirmos, é importante destacar que academias e outros estabelecimentos fitness também estão sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Não deixe de conferir nosso material sobre o tema e prevenir entraves legais que possam vir a prejudicar sua marca.
Agora, vamos aos textos. Sinta-se à vontade para copiá-los para suas plataformas, ou use-os como inspiração para criar suas próprias mensagens personalizadas, ajustando-os de acordo com o perfil de cada cliente.
Mensagens para cativar potenciais clientes
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Mensagens para motivar e fidelizar seus alunos
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Mensagens para reconquistar ex-alunos
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Como chamar o aluno para a academia?
Agora que você já possui boas referências, vamos conversar sobre como promover uma excelente estratégia de conquista e retenção de clientes, reunindo boas informações e aplicando-as de maneira eficaz nas plataformas corretas.
Entenda do seu negócio
Mesmo que você seja um gestor sem formação na área de Educação Física, é muito importante estar bem informado e demonstrar domínio do tema, tanto para alunos quanto para futuros clientes que serão alvo da estratégia de marketing adotada.
Criar anúncios e mensagens com base em conhecimentos reais sobre a prática de atividades físicas e seus benefícios tem mais eficácia ao atingir potenciais clientes, e estar preparado para responder as questões que surgirem é fundamental para transmitir segurança e conquistar a confiança do seu público-alvo.
Além de ter domínio sobre o universo fitness, é importante que o gestor e a sua equipe estejam atualizados em relação às melhores práticas de marketing, de forma a atingir os resultados esperados e reajustar rotas, caso necessário.
Você sabia que os clientes Tecnofit possuem descontos exclusivos para fazer cursos que podem ajudá-los na gestão de seus negócios fitness? Dentro da plataforma, os gestores encontram 8 opções de conteúdos com preços especiais, entre eles: Marketing Digital, Google Ads, Facebook e Instagram Ads e Estratégias de Tráfego Pago.
Essa é, sem dúvida, uma ótima maneira de estar mais preparado para se diferenciar no mercado e atingir cada vez mais clientes.
Ouça seu aluno
Estabelecer uma relação de confiança com seus clientes, conquistando-os e os mantendo ativos na sua academia, envolve uma boa capacidade de escuta e empatia.
Estreitar o relacionamento através de interesse genuíno pelos objetivos fitness e pessoais do aluno tem grande impacto na capacidade de reter mais clientes ou mesmo reconquistar aqueles que não conseguiram manter o foco nas suas metas, através de convites para retomar os treinos.
Use a plataforma correta
Tão relevante quanto criar a mensagem certeira para alcançar seus clientes é escolher a plataforma correta para veicular a mensagem. Listamos algumas plataformas e suas principais funcionalidades, veja qual a mais adequada para o seu objetivo:
No nosso blog não cansamos de falar da importância do e-mail marketing para seu negócio fitness. Comparado ao custo dos modelos tradicionais de marketing, essa ferramenta entrega resultados extremamente lucrativos.
Combinado com conhecimento preciso dos vários perfis do seu público-alvo, é possível criar campanhas personalizadas, com entrega automatizada e alta taxa de retorno sobre o investimento.
SMS
Utilizar mensagens de texto SMS é a forma mais fácil e rápida de se envolver com os clientes e aumentar sua lista de alunos. Seja para avisar sobre aulas exclusivas ou dar lembretes de treinos disponíveis, as mensagens SMS agilizam a comunicação por um custo baixíssimo.
É importante ressaltar alguns pontos ao usar essa ferramenta: tenha o cuidado de se identificar, caso o aluno não tenha seu contato salvo, seja conciso na mensagem e disponibilize links de direcionamento para facilitar respostas que se façam necessárias.
Considerando o uso frequente que muitos clientes fazem do WhatsApp, uma alternativa para o envio de mensagens e campanhas de vendas é o WhatsApp Businnes.
Com vantagem de cadastrar um telefone fixo e conversar com os alunos através da versão Web, é possível programar respostas automáticas para melhor direcionar o atendimento, além da facilidade de vincular seus anúncios em redes sociais, conduzindo o cliente ao WhatsApp da academia.
Notificações push
Adote um software de gestão para sua academia, vinculado a um aplicativo de treinos. Nós desenvolvemos o Tecnofit Gym para ajudar você a elevar o nível da sua relação com o aluno.
Com o app Tecnofit, disponível para Android e IOS, seu aluno pode receber notificações push de ofertas, avisos sobre treinos, consultar grade horária e acompanhar seus resultados.
Você pode monitorar o desenvolvimento do aluno, auxiliando-o a ajustar seus planos e oferecendo suporte avançado, essencial para manter o cliente ativo e satisfeito com seu empenho.
Crie promoções e eventos
Parte da estratégia para conquistar mais clientes é agregar exclusividade à sua marca. Uma maneira muito efetiva de mostrar essa exclusividade é planejar eventos temáticos, aproveitando datas comemorativas com o objetivo de atrair públicos diferentes do habitual ao espaço.
Invista também em promoções, recompensando frequência e pontualidade nos pagamentos com acessórios exclusivos, preferencialmente com a marca da sua academia.
Combine ofertas de desconto em planos para amigos de clientes presentes nos eventos, e ofereça prêmios para alunos cujas indicações resultarem em novos contratos.
Tenha um bom relacionamento
Acima de tudo, cultive o melhor relacionamento possível com seus alunos e a comunidade que se forma no espaço da sua academia.
Seja acolhedor e prestativo com seus clientes, de modo a construir amizades e relações de confiança mútua que, para além do fator social, serão facilitadores na hora de alcançar aquele ex-aluno que deseja voltar a treinar.
Sempre que possível, participe e incentive seus alunos a se envolverem em ações solidárias na comunidade onde a academia se localiza, ressaltando os benefícios da atividade física para toda a sociedade.
Seja claro e honesto
Por fim, um item óbvio mas muito relevante. Tenha compromisso ético com seus alunos. Seja sempre honesto ao traçar objetivos e metas, respeitando as limitações de cada um e nunca prometendo entregar resultados que você não tem plena certeza de ser capaz de cumprir.
Um cliente frustrado é um dos agentes mais implacáveis para desestabilizar toda uma campanha de marketing bem articulada. O poder de uma boa recomendação rivaliza apenas com o de uma má recomendação.
Atualmente, com a integração das relações interpessoais às redes sociais, um profissional que mente para convencer um cliente a fechar negócio tem vida curta no ramo fitness.
Como abordar um ex-aluno na academia?
Um dos segredos para manter a lucratividade alta no segmento fitness é a capacidade de obter renovações de contrato e reconquistar alunos perdidos ao longo do ano.
Utilizando dos exemplos acima, através da ferramenta mais adequada para o perfil de aluno que você deseja alcançar, estude a estratégia que mais agrada o cliente em questão.
Ofereça descontos em planos, presenteie com acessórios exclusivos e de parceiros, ou ainda, ofereça free trials de atendimento individualizado e de aulas específicas. Não se esqueça também de se aprofundar nos gatilhos mentais para trabalhar a persuasão e garantir que seus clientes cumpram com o call to action desejado.
Juntos aprendemos que…
…antes de colocar em prática qualquer estratégia é fundamental conhecer bem o próprio mercado, além de ouvir as necessidades do seu aluno. Ainda, é válido entender quais são as plataformas existentes para escolher aquela que melhor atende aos objetivos de marketing da sua academia.
Além das mensagens, há outras ótimas formas de chamar alunos para a academia. Você já tinha pensado em promover eventos ou oferecer prêmios como recompensa por assiduidade ou indicações? Não esqueça de combinar todas essas ações com um bom atendimento e promessas claras do que a sua academia é capaz de entregar.
Vale lembrar que todos os exemplos que apresentamos hoje não são válidos apenas para atrair clientes: eles também podem ser muito úteis no momento de reconquistar um aluno que deixou de treinar na sua academia.
Confie nas nossas dicas para montar uma estratégia de marketing arrasadora e chamar mais clientes para sua academia. Continue acompanhando o Blog Tecnofit para aprender mais dicas que vão ajudar a impulsionar seu negócio fitness rumo à garantia de sucesso. Lembre-se que temos conteúdo novo por aqui todas as segundas e quartas. Então, até o próximo post!