Você que é personal trainer já viu a nova funcionalidade do app Tecnofit Personal? Agora é possível cadastrar “perfis de venda” para que empresas e alunos possam te contratar! E esse artigo é para te ajudar a criar o seu.
Quando você pensa em comprar um produto ou serviço na Internet, que informações você busca primeiro? Eu tenho quase certeza que você pensou em pelo menos alguma dessas: preço, foto, descrição e benefícios, certo?
Agora, pensando no outro lado da moeda, precisamos descobrir como nos destacar para atrair novos alunos. No texto sobre quanto cobrar pelo serviço de personal trainer, já entendemos que nem sempre é possível (ou interessante) cobrar o menor preço do mercado.
Diante disso, é importante utilizar todas as ferramentas que temos disponíveis para chamar a atenção e despertar o interesse do público-alvo. Uma delas é a bio.
Conheça o perfil dos seus clientes
Antes de aprender como criar essa apresentação, temos que responder uma pergunta muito importante: você conhece o seu público-alvo?
O público-alvo nada mais é do que uma descrição das características gerais dos seus clientes. Você pode usar informações como: idade, gênero, profissão e interesses. Além disso, pode mapear algumas características importantes, como:
Quais são as principais dores do seu público?
Entender as principais dores do seu público (e como você pode ajudar a resolvê-las) é fundamental para pensar a estrutura da sua bio.
Selecione os problemas mais comuns entre os seus clientes e como você pode ajudar na solução (nós vamos usar essa informação em breve).
Entenda as motivações do seu público
Além de entender que problema você precisa ajudar o seu aluno a resolver, descubra quais são as principais motivações. Com isso, você terá insumos para atrair e engajar o seu público.
Lembrando que o foco aqui é entender as necessidades do seu aluno, então, busque entender quais são as dores e motivações que ele percebe em si.
Deixe para depois as suas percepções sobre o que seria melhor para ele, você terá tempo para trabalhar isso futuramente. Nesse momento, você precisa focar em gerar o sucesso que o seu aluno espera.
Checklist para montar a sua bio
Agora vamos colocar a mão na massa! Criamos um checklist com os 5 principais pontos que você deve focar para criar uma bio de sucesso.
E lembre-se: a bio pode ser decisiva para um cliente entrar ou não em contato com você.
1. Crie um título/frase marcante
Sempre comece a sua bio com uma frase marcante, que faça o leitor se interessar pelo que você tem a dizer. Se possível, utilize métricas e números para tornar a informação mais palpável.
Exemplo: “Profissional com mais de 5 anos de experiência” ou “Já ajudei mais de 200 pessoas a criar uma rotina de exercícios”.
2. Fale sobre a sua trajetória e personalidade
Esse é um ótimo momento para criar a primeira ligação entre você e o cliente. Utilize informações que possam criar conexões e relação de proximidade entre vocês.
Exemplo: “Buscando qualidade de vida e saúde, descobri a minha paixão pelos exercícios.”
3. Fale sobre os seus diferenciais
Nessa parte, vai ser legal pegar as descobertas sobre as principais dores e motivações do seu público-alvo e criar um paralelo com os seus diferenciais como personal trainer.
Exemplo: “Atendimento personalizado para desenvolver o melhor dos meus clientes.”
4. Use palavras-chave
Elas são essenciais para mecanismos de busca, mas também são uma excelente maneira de transmitir informações úteis de forma rápida. São aquelas palavras que o seu cliente vai estar procurando, sabe?
Exemplo: Qualidade de vida, saúde, emagrecimento, hipertrofia, etc.
5. Revise o conteúdo
Bios normalmente são curtas, escritas com poucos caracteres, mas ainda assim é preciso revisar o conteúdo. Leia 1 ou 2 vezes para ver se não há erros de ortografia, se o texto está coeso e se a informação está sendo bem transmitida.
Onde usar a sua bio?
Essa bio pode ser utilizada em diferentes situações: você pode incluí-la nas suas redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook.
Além disso, também é possível incluí-la no seu currículo e em sites ou apps em que você pretende vender os seus serviços. Por exemplo, com a nova funcionalidade do app Tecnofit Personal você pode incluir bios específicas para despertar o interesse de alunos ou empresas.
Agora é só seguir o checklist e criar a sua primeira bio de vendas!