Recentemente, a rede de fast-food Habib’s chamou a atenção do público e da mídia com uma campanha, no mínimo, ousada! Em várias lojas espalhadas pelo Brasil, colocaram uma placa de “Passo o Ponto”. Você chegou a ver algo assim em sua cidade? Se viu, teve contato com o famoso marketing de guerrilha.
Em um mundo tão globalizado e lotado de informações, parece quase impossível chamar a atenção de alguém, principalmente quando falamos de redes sociais, onde somos bombardeados por informações o dia inteiro. Nos últimos anos, essa sobrecarga vem dando espaço para que mais empresas invistam no marketing de guerrilha.
O objetivo do conteúdo de hoje é te mostrar o que é essa estratégia, como você pode usar isso em seu negócio fitness e, no final, citar algumas campanhas que deram super certo. Vamos juntos!
O que é marketing de guerrilha?
Indo direto ao ponto, marketing de guerrilha é uma estratégia considerada não convencional que pode alcançar grandes resultados, sem necessariamente muito investimento financeiro. Na verdade, essa tática envolve muito investimento em execução e pensamento fora da caixa.
Esse conceito foi criado na década de 1980 por Jay Conrad Levinson, inspirado pela guerra do Vietnã. Onde os vietnamitas, mesmo tendo menos dinheiro para investir em armas, conseguiam surpreender os soldados americanos com ideias, até então, inimagináveis.
Jay Conrad Levinson descreveu o marketing de guerrilha como uma estratégia capaz de “atingir as metas convencionais, tais como lucros e alegria, com métodos não convencionais, como investir energia em vez de dinheiro”.
O professor de marketing e gestão comercial da Faculdade Getúlio Vargas, Roberto Kanter, em entrevista à Forbes, disse o seguinte: “Quando você quer passar essa percepção de que você existe, trabalha-se com o marketing de guerrilha, que consegue fazer isso de forma eficiente. É um trabalho que usa muito promoções, links e brindes”.
Um exemplo dessa tática sendo usada no segmento fitness é algo que aconteceu recentemente, quando um participante do reality show Big Brother Brasil, que é coach de crossfit, se machucou durante uma prova.
Com a lesão do coach, várias pessoas começaram a falar que a prática de crossfit era algo nocivo para a nossa saúde, o que não é verdade. Seguindo essa onda, vários boxes criaram comunicações super descontraídas para provar que a prática da modalidade, de fato, não machucava.
Inclusive, seguindo essa onda, aqui no blog da Tecnofit nós publicamos um conteúdo explicando a melhor forma de comunicar os benefícios do crossfit para os seus alunos. Vale a pena conferir!
Mas ok, agora que você já sabe o conceito técnico, está na hora de irmos para a prática! Como aplicar essa estratégia no seu negócio fitness?
Marketing de guerrilha na sua academia, box ou estúdio
Agora que você já sabe o que é marketing de guerrilha, está na hora de descobrir como tirar essa estratégia do papel e começar a rodar em seu negócio fitness.
Para criar uma estratégia de guerrilha eficaz você precisa, basicamente, prestar atenção aos seguintes pontos:
Conhecer seu público
Em qualquer ação de marketing, é fundamental que o anunciante conheça muito bem o seu público. Por exemplo, fazer uma ação tendo o Big Brother Brasil como mote, pode não ser uma boa estratégia se os seus alunos são, em sua maioria, pessoas da terceira idade.
Para criar uma campanha efetiva, você precisa saber quem é o seu aluno, onde ele está e como se comporta. Saber escolher a plataforma em que irá veicular tal comunicação é tão importante quanto a ação em si.
Ser original
Como dito anteriormente, vivemos em um mundo onde somos bombardeados de informações o tempo inteiro. Logo, se você fizer mais do mesmo, não chamará a atenção de ninguém.
Na hora de criar uma campanha de guerrilha, pense em como isso poderia surpreender o seu aluno. Por exemplo, com o sistema Tecnofit, você consegue saber quem são os aniversariantes do dia. E se a sua empresa preparasse uma ação especial para essas pessoas? Não seria algo caro e chamaria bastante a atenção.
Cuidar das emoções que provoca
Nem muito ao mar, nem muito a terra. Cuidado para não pensar em uma ação mirabolante e acabar assustando os seus alunos com ela, ok?
Lembre-se que ainda vivemos um momento delicado, onde muitas pessoas estão lidando com ansiedade e incertezas diárias. Se a sua ação for muito agressiva, o tiro pode acabar saindo pela culatra, com o perdão do trocadilho. Novamente, é preciso conhecer seu público para saber como agir.
Analisar as métricas
No post que fizemos sobre estratégias de marketing para academias, detalhamos a importância de analisar métricas diariamente. Com o marketing de guerrilha não seria diferente. Primeiro, você testa. Depois, analisa!
É importante mapear o que deu certo, entender porque deu certo e como isso pode ser replicado. O mesmo acontece para caso dê errado, menos a parte de replicar.
Para analisar métricas de forma eficiente, antes mesmo de começar a rodar a campanha, você e a sua equipe precisam definir quais serão as principais métricas dessa ação.
Algumas campanhas que marcaram época!
Que tal ver algumas ações que deram super certo e marcaram época? Pode ser uma boa oportunidade para você se inspirar e criar algo semelhante em seu negócio fitness.
IWC
A marca de relógios suíços inovou ao fazer uma ação em linhas de ônibus. Você não sabe que precisa de um relógio novo até vê-lo em seu braço, não é mesmo?
National Geographic
Aparentemente, a galera gosta de fazer ações em ônibus. Para anunciar a Semana do Tubarão (Shark Week), a empresa resolveu trazer os gigantes marinhos para o dia a dia das pessoas. Adesivar alguns ônibus é muito mais em conta do que anunciar na televisão.
Mc Donald’s
Talvez o fast-food Mc Donald’s seja o maior especialista em marketing de guerrilha atualmente. Aqui no Brasil, por exemplo, a empresa mudou o nome de algumas lojas para “Méqui”, que é como nós falamos. Mas também fizeram uma faixa de pedestres composta por batatinhas.
HBO
Para fazer a divulgação da série Sopranos, a HBO colocou braços falsos saindo dos porta-malas de diversos táxis da cidade de Nova York. Em um primeiro momento, as pessoas batiam o olho e ficavam assustadas. Depois, logo embaixo do braço, viam o anúncio da série.
Warner Channel
Lembra que falamos que não era preciso investir muito dinheiro para fazer uma ação legal? Pois então, a Warner fez isso de graça: com um simples comentário no Facebook. O Flash, conhecido como o homem mais rápido do mundo, foi o primeiro a comentar na foto.
Esperamos que esses exemplos acendam uma luz na sua cabeça e te guiem para criar uma campanha incrível para o seu negócio fitness.
Ah! Caso você tenha ficado preocupado com o Habib’s “passando o ponto” de diversas lojas Brasil afora, saiba que era só uma campanha para anunciar a mudança na identidade visual da empresa. As esfihas mais queridas do país seguem firmes e fortes!
Você já tinha visto alguma dessas ações? Qual é a sua preferida? Até a próxima!