Atualmente, o Brasil é o 2º colocado em número de academias no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Ou seja, com uma concorrência tão grande, liderar uma empresa nesse segmento ao sucesso é uma tarefa árdua. Por isso, neste texto, vamos mostrar o caminho das pedras para uma gestão de academia assertiva e eficiente.
Existem alguns pilares que devem ser atingidos para que o seu negócio fitness seja alavancado ao sucesso, esses pilares vão desde um atendimento de qualidade, até um software de gestão para academia capaz de suprir todas as suas necessidades.
Então, se você buscar entender como administrar uma academia, leia este texto até o final!
Precificação
Segundo o consultor especialista em gestão de academias Herbert Oliveira, a precificação é um dos quatro pilares para um controle financeiro eficiente.
Por exemplo, para precificar um serviço, você precisa entender os gastos mensais do seu negócio, e não usar como base a academia concorrente. Essa questão de definir um preço baseado no preço aplicado pela concorrência pode ser um grande problema.
Às vezes, a academia do lado não paga aluguel, mas você paga. Assim como ela tem apenas 5 colaboradores, enquanto você tem 10. Ou seja, é impossível você querer cobrar o mesmo preço que ela.
Na hora de precificar, você precisa pensar em coisas como despesa, número de alunos, número de colaboradores e, claro, considerar o mercado e o poder de compra da região onde a academia está.
Receita Recorrente
Já que falamos de precificação, agora está na hora de falar no modo como você vai receber esse valor. Muitos gestores optam por usar meios de pagamento engessados, como os já conhecidos boleto bancário e cartão de crédito. Não que isso seja ruim, no entanto, quanto mais opções de pagamento o aluno tiver, mais confortável ele ficará.
Nesse sentido, a receita recorrente surge como uma ótima alternativa para uma gestão de academia eficiente. Basicamente, essa é uma forma de você prever receitas através do pagamento recorrente. Ou seja, projetar os ganhos da sua academia nos próximos meses.
A recorrência funciona de um jeito muito simples: ao invés da academia fechar uma única venda, ela vende o acesso ao serviço. Ou seja, é uma aquisição contínua. É uma venda periódica automática que, na maioria das vezes, é feita de mês a mês. Se, por algum motivo, o aluno não renovar a assinatura, ele perde o acesso ao serviço.
- O que é inadimplência e como evitar que isso aconteça em sua academia
Mas, como dizemos, quanto mais diversificados os meios de pagamento, melhor para os alunos. Com o sistema Tecnofit, por exemplo, o gestor de academia pode permitir que seus alunos realizem pagamentos até mesmo via Pix.
Marketing
Administrar uma academia passa por saber criar e analisar ações de marketing. Em muitos casos, o próprio gestor é o responsável por desenhar as estratégias de marketing do negócio.
Sendo assim, para realizar uma gestão de academia mais eficaz, é imprescindível que o gestor entenda o seu público, assim como os hábitos de consumo desse público. Obviamente, isso vai variar bastante de acordo com a região da academia.
Por exemplo, esses hábitos podem variar de cidade para cidade, estado para estado. No entanto, estratégias como o marketing de guerrilha e o marketing de relacionamento podem ser úteis.
Produtividade da equipe
É impossível falar de gestão sem falar de produtividade. O sucesso de uma academia passa, diretamente, pela eficiência do time que nela atua. Por exemplo, recepcionistas e professores estão alinhados? Os professores sabem todos os seus afazeres ao longo de um dia? O gestor tem facilidade em encontrar dados?
Nesse caso, o ideal é que o negócio conte um sistema de gestão para academias. Esse software vai ser responsável por unir todas as rotinas da empresa em um único lugar.
Por exemplo, a equipe de vendas vai poder acompanhar as comissões através do sistema. Assim como o gestor vai poder ficar sempre olhando como estão as vendas, as conversões, se as etapas de follow-up estão sendo seguidas, etc.
Além disso, esse sistema vai auxiliar os professores a acompanharem todos os horários de aulas e os alunos que estão fazendo check-in nessas aulas. O Tecnofit faz tudo isso, e muito mais, através de soluções ágeis, intuitivas e com melhor custo benefício do Brasil.
Automatizar processos que levam muito tempo
Ainda falando de produtividade, um programa para gerenciamento de academia vai ser capaz de automatizar uma série de processos que, do jeito tradicional, levam horas para serem feitos.
O controle financeiro, por exemplo, poderá ser feito com poucos cliques. Além disso, o gestor vai ter acesso a uma série de gráficos que vão mostrar para qual caminho a academia está indo.
A emissão de listas para entrar em contato com alunos também pode ser automatizada. Por exemplo, criando filtros para buscar alunos que estão sem treinar a X dias. Dessa forma, é possível usar a ferramenta de CRM para criar uma comunicação para esses alunos e tentar motivá-los a voltar aos treinos.
Sistema de gestão de academia
Contar com um software de gestão fitness é fundamental para que o seu negócio ganhe escala. O sistema Tecnofit é parceiro no processo de tomada de decisão de mais de 4.500 negócios no Brasil inteiro.
Com o apoio do Tecnofit, é possível estreitar o relacionamento com os alunos através do CRM, assim como fazer uma gestão financeira muito mais eficaz, com controle de despesas, controle de passivos, estabelecimentos de metas de gastos e metas de vendas, análise de receitas e faturamento e demonstrativo financeiro por resultados.
Outra grande vantagem do sistema são todas as regalias que os nossos clientes têm, como workshops e conteúdos exclusivos. Além disso, a Tecnofit possui uma equipe multidisciplinar capaz de resolver questões complexas em pouco tempo, ou seja, sua academia nunca ficará “na mão”.
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