Saber quanto fatura uma academia é essencial para aumentar a margem de lucro do negócio. Afinal, uma empresa rentável, precisa gerar lucro, que é a diferença entre faturamento e despesas.
Quando falamos de aumentar o faturamento da academia, muitos gestores pensam: “terei que aumentar o meu preço, e se isso acontecer, vou perder alunos”. Aumentar o preço do seu serviço é uma maneira de elevar seus ganhos, mas saiba que não é a única solução.
Se você quer aprender dicas valiosas de como alavancar a sua academia e comece-las a aplicar hoje mesmo no seu negócio, continue a leitura desse texto!
Abrir uma academia vale a pena?
A resposta para essa pergunta é: depende! Abrir uma academia é sempre um grande risco e você precisa estar preparado para todas as situações que virão.
Por isso, se você está pensando em investir no mercado de academias, antes de tudo, tenha um planejamento financeiro e de negócio muito bem estabelecido, isso vai evitar que você passe “perrengues” que poderiam ser evitados.
O Brasil é o segundo país que mais concentra academias no mundo, de acordo com relatório da International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), perdendo somente para o Estados Unidos. Isso quer dizer que há público para esse tipo de negócio, mas que também existe muita concorrência.
Se você quer ter sucesso na abertura do seu negócio, precisa assistir ao podcast que preparamos com dicas exclusivas sobre como montar uma academia de sucesso!
Quais as vantagens de abrir uma franquia de academia?
As franquias são o investimento mais seguro para quem quer abrir uma academia. Isso porque, elas já tem um modelo de negócio e um nome bem conhecido no mercado, se você não quer abrir uma academia do zero essa opção é a principal e existe uma série de franquias de diversos valores para começar a investir.
Entre as vantagens de abrir uma franquia de academia, estão:
- Marca conhecida no mercado, o que gera economia também nas ações de marketing;
- Perfil de público bem segmentado, você já abre sabendo com que aluno irá trabalhar;
- Treinamentos iniciais da franqueadora e suporte para iniciar o negócio;
- É possível ter apoio na aquisição de máquinas e equipamentos para a academia.
Quais as desvantagens de abrir uma franquia de academia?
Apesar de muitos benefícios, nem tudo são flores para o franqueado. Como qualquer modelo de negócio, abrir uma franquia de academia também possui desvantagens. Entre as principais, estão:
- Menor flexibilidade e mais controle sobre as operações do franqueado;
- Localização forçada, pois o franqueador determina onde a franquia será instalada;
- Pode ocorrer falta de suporte por parte do franqueador e até mesmo falhas operacionais no sistema da franquia.
Quais as vantagens de abrir uma academia do zero?
Outra opção para quem quer empreender no ramo fitness, é abrir uma academia do zero. Quem faz essa escolha conta com benefícios, como:
- Maior flexibilidade em todas as etapas do negócio;
- Escolha do público-alvo e segmento em que você irá atuar;
- Definição do modelo de negócio, sem precisar de validação externa.
Quais as desvantagens de abrir uma academia do zero?
Alguns desafios que você pode encontrar pelo caminho, são:
- Menor suporte e ajuda externa na hora da abertura;
- Marca pouco conhecida, o que necessita de maior investimento em divulgação;
- Com um nome sem consolidação no mercado, você pode sofrer mais com a concorrência, principalmente se estiver localizado perto de grandes redes de academias.
Quanto se gasta para abrir uma academia?
Não importa se a sua escolha é abrir uma franquia ou uma academia do zero, o valor vai oscilar dependendo do tamanho, localização, tipo de academia, entre outros fatores.
Se você optar por uma franquia, existem opções no mercado que possuem custo de investimento inicial de R$ 57 mil. A Doutor Fit, rede especializada em treinamento funcional, é uma delas. O retorno sobre o investimento varia entre 18 e 24 meses.
Já, se você quer investir em um nome mais conhecido no mercado de franquias, irá desembolsar quase 1 milhão. Para ser um franqueado da Smart Fit, que possui mais de 70 unidades no país focadas em exercícios de musculação, ginástica e fit dance, é preciso investimento inicial de R$ 950 mil, com retorno entre 36 e 60 meses.
Se a sua ideia é abrir uma academia do zero, em uma espaço alugado, o investimento inicial pensando em uma academia de baixo custo pode estar entre R$ 50 mil. Se você quiser investir ainda mais pode se preparar para desembolsar acima de R$ 80 mil, mas é claro que existem muitas variações e o valor pode ser bem maior.
Quanto fatura uma academia?
A margem de lucro de uma academia gira em torno de 35%, mas existem variações que podem fazer esse número aumentar ou diminuir.
Uma academia pequena com investimento inicial girando em torno de R$ 50 mil, que fatura em média R$ 20 mil mensais, vai ter lucro de R$ 6 mil por mês, levando em conta a margem de 35%.
Já uma academia de médio porte, que tenha investimento inicial na faixa de R$ 250 mil, com faturamento em torno de R$ 45 mil, terá lucro entre R$ 9 mil a R$ 12 mil.
Tanto no primeiro quanto no segundo exemplo, o retorno sobre o investimento pode variar entre 12 e 18 meses.
Quanto ganha um dono de academia?
O dono de uma academia pode ganhar entre R$ 8 mil a R$ 11 mil, no entanto, esse valor vai depender de diversos fatores, como os preços dos planos, a quantidade de alunos, as despesas mensais e etc.
Nesse caso, não é possível determinar um valor exato que pode ficar abaixo ou acima da média. Fatores como o nicho da academia, tamanho, se é franquia ou não, onde está localizada irão interferir não só na precificação dos serviços mas no quanto o dono da academia irá ganhar.
Como precificar planos de academia?
Fazer a precificação correta dos planos é essencial para não sair no prejuízo. Por isso, preparamos três dicas para você se sair bem nessa missão:
Calcule os custos
Você precisa ter controle sobre todos os custos do seu negócio e assim, saber efetivamente quantas despesas você precisa pagar todos os meses.
Existem dois tipos de custos: fixos e variáveis. Os fixos se referem aqueles que precisam ser pagos todos os meses e você já tem previsibilidade sobre eles, esses custos são: valor do aluguel do espaço, contas de luz e água, salários de funcionários, etc.
Já os custos variáveis são os que não tem uma frequência e nem estão previstos. Um exemplo disso são a manutenção dos aparelhos. Se você tiver calculadas todas as despesas, saberá como precificar os serviços para não sair no prejuízo no fim do mês.
Avalie a demanda
Para que o seu serviço dê certo, você precisa conhecer muito bem o seu público e a demanda.
A região em que o seu negócio está localizado faz toda diferença na precificação. Academias localizadas em bairros mais populares não podem cobrar um valor acima do que o perfil de público daquele local está disposto a pagar.
Antes de escolher a localização, avalie se o local condiz com o público que você quer atingir e se existem pessoas que irão frequentar o seu negócio. Do contrário, repense a sua estratégia e escolha outro local para abrir a sua academia.
Pesquise o mercado
Nada melhor do que fazer uma análise de mercado para entender se o seu preço está dentro do valor praticado pelos concorrentes.
Avalie se negócios parecidos com o seu oferecem a mesma faixa de preço que você gostaria ou já está cobrando. Se o seu preço estiver muito acima do mercado, você corre o risco de ter poucos clientes.
No entanto, se o valor for muito elevado, pode ser que você consiga ter mais clientes mas, mesmo assim, não consiga atingir uma faixa de lucro segura para pagar todas as despesas do negócio.
Como aumentar o faturamento de uma academia?
Aumentando o preço
Como foi dito acima, aumentar o preço do seu serviço é uma das formas de escalar seu faturamento. Por mais que essa ação gere um certo receio, já que alguns alunos podem optar por sair da sua academia, ela é necessária.
O cenário brasileiro mudou! As contas de água e luz estão mais caras, os impostos pagos estão mais caros e, provavelmente, seus funcionários estão ganhando mais do que ganhavam 2 ou 3 anos atrás. Logo, o seu preço precisa acompanhar essa tendência.
A inflação, por exemplo, que a grosso modo é quanto o dinheiro do brasileiro vale, tem subido muito nos últimos anos. Então, se você não está reajustando os seus preços, você está perdendo dinheiro! Você precisa trabalhar mais horas, atrair mais alunos, para faturar o mesmo que faturava antes com menor número de alunos.
E como não perder alunos ao reajustar o valor da mensalidade? Você precisa deixar claro que preço é diferente de valor. Basicamente, preço é dinheiro, ou seja, quanto o aluno paga para a sua academia todos os meses. Já o valor não tem relação com dinheiro, e sim com a experiência.
Se o preço é baixo e o valor é alto, sua academia está cobrando barato. Se o preço é alto e o valor é baixo, sua academia está cobrando caro. Isso explica porque algumas pessoas pagam R$700 de mensalidade e acham que estão pagando pouco, porque o valor agregado na vida delas é enorme.
Logo, deixando claro que o valor que o seu serviço vai agregar na vida delas é muito maior que o preço cobrado, você não perderá alunos devido ao reajuste. Simplesmente mudando a forma como a sua academia se comunica já é suficiente para mudar essa percepção nos alunos.
Vendendo para mais pessoas
Outra forma de aumentar o faturamento da sua academia é vendendo para mais pessoas. A conta é simples: quanto mais planos você vender, maior será o seu faturamento.
Basicamente, para você vender mais, você precisa investir em ações de marketing. Aqui no blog da Tecnofit já temos vários conteúdos falando sobre isso, listamos os principais para você estudar:
- Marketing de referência para sua Academia, Studio e Box de CrossFit;
- Cinco estratégias de marketing para academias para bombar seu negócio fitness;
- Como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness;
- Como fazer o seu negócio fitness ser encontrado no Google Meu Negócio;
- Como usar o marketing de guerrilha para alavancar seu negócio fitness;
- Dicas de Marketing Digital para usar em sua academia ou box de CrossFit;
- Como usar o marketing de relacionamento em seu negócio fitness;
- As melhores práticas de marketing no Instagram para usar em sua Academia ou Box.
Com todas as dicas acima, você vai conseguir criar uma estratégia sólida para atrair cada vez mais alunos para a sua academia.
Vendendo mais vezes
Mais uma forma de aumentar o faturamento da sua academia é retendo alunos, ou seja, vendendo mais vezes (ou mais coisas) para um mesmo aluno.
Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, reter um aluno é até 5 vezes mais barato do que conquistar um novo. Ou seja, toda vez que um aluno da sua academia opta por renovar o plano, maior é o seu faturamento.
Duas coisas que podem ajudar nessa missão de vender mais vezes para o mesmo aluno é o que chamamos de up-sell e cross-sell. O up-sell consiste em uma abordagem que visa incentivar os alunos a adquirir uma versão mais sofisticada do serviço. Por exemplo, se ele tem o plano Básico, ele pode contratar o plano Black.
Já o cross-sell consiste na venda de produtos ou serviços complementares. Por exemplo, se um aluno tem um plano que não envolve avaliação física, você pode vender a avaliação física de forma avulsa para esse aluno. Essas duas ações, up-sell e cross-sell, vão fazer com que o seu faturamento seja escalado.
Os artigos abaixo podem te ajudar a reter mais alunos na sua academia:
- O que é NPS? Entenda como aplicar no seu negócio;
- Quatro dicas para fidelizar seus alunos no ramo fitness;
- Como reter alunos na academia? 11 formas práticas para retenção;
- Técnicas de CRM para melhorar o relacionamento com seu aluno.
Venda produtos
Também é possível vender produtos dentro da sua academia e aumentar a lucratividade do seu negócio. Você pode vender suplementos alimentares, roupas para academia, acessórios esportivos e muitas outras coisas!
Com certeza, essa ação vai trazer ainda mais vendas para o seu negócio. Aposte sem medo!
Aumente os serviços
Aumentar os serviços ou oferecer novas opções para o seu público é uma ótima forma de aumentar a receita.
Quais atividades você pode agregar na sua academia? Que outros serviços agradariam o seu público e consequentemente te fariam faturar mais? Faça esses questionamentos e veja como você pode incrementar a receita.
Faça gestão completa
Se você deseja aumentar o faturamento da sua academia, você precisa criar ações assertivas e próximas dos alunos.
O Sistema Tecnofit é seu aliado nessa missão! Com experiência de sete anos no mercado e liderança no segmento, nós temos uma solução completa que ajuda negócios como o seu a conquistar e fidelizar mais alunos, gerenciar toda a academia desde a parte financeira, até marketing, CRM e muito mais!
Se você quiser fazer o seu teste grátis, é só entrar em contato com a nossa equipe. Os nossos especialistas estão prontos para ajudar o seu negócio crescer e faturar muito mais!
Para entender mais sobre atração, aquisição e retenção de alunos, fique de olho no nosso blog, porque toda semana lançamos conteúdos que ajudam na sua gestão. Até a próxima!