Não há dúvidas sobre os benefícios que a atividade física pode oferecer para a saúde física e mental das pessoas. Mas nem todo mundo faz parte do fã clube de “puxar ferro” na musculação. E para atrair também esse público, as aulas coletivas podem ser excelentes opções para as academias.
Como funcionam as aulas coletivas na academia?
As aulas coletivas são atividades realizadas com grupos de pessoas, por meio da instrução de um professor ou treinador. Normalmente elas contemplam uma série de movimentos regulares que podem ou não serem repetidos durante a aula.
Essas aulas devem ser realizadas em espaços diferenciados, com a disponibilização dos equipamentos necessários. Como exigem a presença de determinada quantidade de alunos e de um instrutor, é importante oferecer uma grade de horários específica para que os alunos possam realizar a matrícula e participar.
Quais os principais tipos de aulas coletivas na academia?
Essas atividades são ótimas para quem deseja ainda mais motivação, companhia e diversidade nos exercícios. Conheça abaixo alguns tipos de aulas coletivas de academias:
Danças
FitDance, Zumba, Ritmos… as aulas de dança promovem exercícios aeróbicos que combinam diferentes estilos musicais. O principal objetivo dessa atividade é potencializar a mobilidade articular e muscular, além do desenvolvimento da elasticidade de músculos e tendões. De quebra, promove a queima de calorias.
Bike indoor
Também conhecida como Spinning, contempla alto gasto calórico por meio de uma atividade parecida com ciclismo – simulando diferentes terrenos, como subidas e montanhas, por meio da mudança de marcha/peso das bicicletas ergométricas. Normalmente também são realizadas com músicas que acompanham o ritmo da pedalada.
Yoga
Apesar de exigir a concentração individual, o Yoga é uma excelente opção entre as aulas coletivas de academias, principalmente para quem está em busca de atividades com diferentes intensidades. Entre as suas vantagens, temos o alívio da ansiedade, diminuição do estresse, respiração consciente, além de aumentar a elasticidade e mobilidade dos músculos.
Artes marciais
Boxe, Judô, Muay Thai e Jiu-jitsu são algumas das possibilidades em aulas coletivas baseadas em técnicas de defesa pessoal. Também trabalham diferentes regiões musculares ao mesmo tempo que promovem a concentração e disciplina.
Pilates
Com ou sem apoio de aparelhos, o pilates oferece condicionamento físico e mental e, assim como o Yoga, é ótimo para aliviar a tensão e dores crônicas. Também contribui com o aumento da força física e elasticidade.
Alongamento e abdominal
Com diferentes focos, esses dois exercícios são ótimos para serem realizados em grandes grupos, com instrução de um profissional e apoio coletivo.
As aulas de alongamento têm como objetivo promover a flexibilidade muscular. Enquanto os abdominais são exercícios que trabalham os músculos do abdômen. Ambos contribuem com a respiração adequada, diminuição das tensões e melhora da circulação sanguínea.
Quais os benefícios das aulas coletivas nas academias?
Essas atividades oferecem vantagens para os alunos e para o negócio – já que podem se tornar uma nova forma de receita ao atrair e fidelizar alunos. Conheça mais alguns benefícios de tipo de modalidade:
Ideal para quem não gosta de musculação
Como falamos no começo deste artigo, nem todos gostam de musculação. No entanto, muitas das aulas coletivas exigem alta intensidade muscular, oferecendo ótimos resultados a partir de um formato mais dinâmico que os treinos convencionais.
Mais motivação
É claro que a motivação é um sentimento pessoal e depende do compromisso de cada um, mas normalmente as aulas coletivas das academias são preparadas especialmente para o envolvimento e diversão dos alunos.
Isso inclui o cuidado com a escolha das músicas, iluminação diferenciada, professores animados e a participação de pessoas com os mesmos objetivos, que são desafiadas a evoluírem a cada aula.
Promovem saúde e bem-estar
Vale dizer que as aulas coletivas estão longe de ser só brincadeira. Todas elas promovem ótimos resultados para a saúde física, mental e o bem-estar dos alunos. Seja qual for o objetivo, é possível encontrar um exercício alinhado com as expectativas.
Promovem a socialização
Esse tipo de modalidade promove muito mais interação e troca de experiência do que os tradicionais treinos de musculação. Por conta da dinâmica das aulas, além de realizarem atividades físicas, os alunos ainda têm a oportunidade de fazer novas amizades. E isso aumenta – e muito – a retenção das pessoas, evitando a desistência.
Como escolher as modalidades certas para sua academia?
A partir das opções e vantagens que esse tipo de exercício oferece para o negócio, foi possível avaliar se as aulas coletivas fazem sentido para a sua academia? Em caso positivo, listamos abaixo três dicas para considerar ao escolher as modalidades certas para a sua empresa.
Analise o perfil do público
Como toda decisão estratégica, é fundamental entender se o público vai comprar uma nova ideia. Por isso, invista seus esforços em uma análise do perfil dos seus atuais e potenciais alunos. Se fizer sentido, aplique uma pesquisa para entender a percepção dessas pessoas em relação à possibilidade de se matricularem nos diferentes tipos de aulas coletivas.
Verifique a escalabilidade dos treinos
Para que as aulas coletivas tenham o volume de participantes necessário para cobrir os investimentos, garantir a rentabilidade e lucratividade, é fundamental encaixá-las da melhor forma entre a grade de horários da sua academia.
Uma boa dica é avaliar os horários de maior fluxo – ou da presença considerável de um público específico com interesse em fazer parte dessas aulas.
Faça parcerias com programas licenciados
O FitDance, por exemplo, é um dos programas licenciados com maior presença nas grandes redes de academia, comprovando que essa pode ser uma ótima alternativa para oferecer aulas coletivas de forma ágil e segura. No entanto, é fundamental avaliar o histórico dessas parcerias para garantir a confiabilidade e padrão de qualidade oferecido para os seus alunos.
Quais os cuidados tomar com aulas coletivas na academia?
Como esperamos demonstrar com esse artigo, as aulas coletivas têm grandes chances de contribuir com a atratividade e fidelização dos alunos. Mas para concretizar os resultados positivos, é importante tomar alguns cuidados.
Garantir o espaço para a diversidade e inclusão dos alunos é um dos pontos-chave para que as aulas sejam realmente divertidas para todos os envolvidos. Por isso é fundamental planejar diferentes opções de exercícios e movimentos que os alunos possam realizar independentemente de suas características e limitações.
Outro desafio é a contratação de profissionais especializados – que farão toda a diferença desde a orientação até a motivação que essas aulas precisam para garantirem o resultado esperado.
Por fim, conforme citado anteriormente, é importante se certificar que a quantidade de alunos matriculados cobrirá os custos e investimentos da oferta das aulas. Além disso, a divulgação e campanhas promocionais constantes certamente contribuirão com o volume necessário de inscritos nas aulas.
Conclusão
A partir das informações compartilhadas por aqui é possível perceber que as aulas coletivas de academias podem ser grandes mobilizadores do sucesso do negócio, mas é necessário ter o pé no chão para realizar investimento condizentes com o cenário da sua empresa.
E para isso, nada melhor do que fazer a gestão financeira da sua academia na palma da mão. Convidamos você a conhecer o Sistema Tecnofit, que oferece informações claras e transparentes para que você possa tomar as melhores decisões pensando no crescimento do seu empreendimento.