Como usar o marketing de relacionamento em seu negócio fitness

Quando falamos de marketing, devemos pensar em três pilares fundamentais: atrair, converter e reter. Por incrível que pareça, muitas empresas pensam apenas nos dois primeiros pontos (atração e conversão) e esquecem da retenção. O marketing de relacionamento ajuda, principalmente, na retenção de clientes. No texto de hoje, você vai descobrir o que é marketing de…

marketing de relacionamento

Quando falamos de marketing, devemos pensar em três pilares fundamentais: atrair, converter e reter. Por incrível que pareça, muitas empresas pensam apenas nos dois primeiros pontos (atração e conversão) e esquecem da retenção. O marketing de relacionamento ajuda, principalmente, na retenção de clientes.

No texto de hoje, você vai descobrir o que é marketing de relacionamento, qual a sua importância, assim como ver exemplos que deram certo e como replicá-los em sua academia, box de CrossFit ou studio.

O que é Marketing de Relacionamento?

O principal objetivo do marketing de relacionamento é fidelizar clientes. Esse conjunto de ações visa estreitar laços e manter uma relação positiva entre empresa e cliente. A melhor maneira de consolidar essa estratégia é oferecendo benefícios para garantir a fidelidade do aluno.

Apesar do objetivo primário ser a fidelização de clientes, se engana quem pensa que o marketing de relacionamento só começa após um visitante se tornar, de fato, cliente. Na verdade, essa estratégia já começa no primeiro contato da empresa com a pessoa interessada.

Por exemplo, quando um visitante chega na recepção da academia para tirar dúvidas, ele já está interagindo com a sua marca e, mesmo sem ser cliente ainda, já pode ser encantado. Uma boa primeira impressão pode ajudar a fidelizar esse futuro cliente.

Uma das coisas mais legais dessa estratégia de relacionamento é que, no futuro, esses clientes servirão como embaixadores da sua marca. Ou seja, vão divulgar seu negócio fitness para amigos e parentes. Essa é uma forma de propaganda gratuita, diga-se de passagem.

Como se aproximar dos alunos

Como dissemos, o marketing de relacionamento consiste em estreitar laços com os clientes para que esses se tornem fiéis a sua marca. A melhor forma de se aproximar dos seus alunos é conhecendo eles.

Por exemplo, com o sistema Tecnofit você consegue saber quais são os alunos mais ativos em sua academia através da integração com a catraca. Com essa informação em mãos, você pode criar ações e ofertas especiais para esses alunos.

O sistema também permite que você crie réguas de comunicações especiais para aniversariantes. Além de enviar um e-mail ou mensagem parabenizando a pessoa, você pode entregar um mimo quando ela for treinar. Essas pequenas ações, aos poucos, vão conquistando os alunos.

Outra maneira de engajar e fidelizar alunos é através de planos de fidelidade, como o Clube FIT, onde o gestor pode oferecer uma série de benefícios para os alunos participantes.

Essa é estratégia é tão ampla que, basicamente, pode ser utilizada em todos os canais. Você pode usar o marketing de relacionamento em campanhas de e-mail, nas redes sociais da sua academia e em mensagens de saudação no WhatsApp.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento em seu negócio fitness

A melhor forma de descobrir como aplicar essa estratégia em sua academia, box de CrossFit ou studio é vendo como outras empresas já estão fazendo isso. Veja alguns exemplos:

Nubank

Ir a bancos resolver problemas sempre foi uma tarefa estressante, não é mesmo? O Nubank, um banco digital, veio para revolucionar isso!

A empresa é conhecida pelo seu atendimento humanizado e rápido, além das ações de encantamento que fazem com os seus clientes, como enviar cartinhas escritas à mão e dar dicas de viagens e finanças de uma maneira descomplicada.

Foi questão de pouco tempo para que o Nubank conquistasse milhões de brasileiros e, até os dias de hoje, continue conquistando mais ainda.

Netflix

Outra empresa conhecida por seu atendimento diferenciado, a Netflix é a queridinha dos fãs de filmes e séries.

Uma das histórias mais famosas da empresa foi quando uma pessoa ligou reclamando de um problema e o atendente percebeu que aquele não era um problema da Netflix, e sim da televisão do cliente. O que ele fez? Ajudou o cliente a configurar a televisão, até que o aplicativo da Netflix funcionasse.

Uma simples ação foi capaz de fidelizar milhares de clientes, além de viralizar nas redes sociais e virar um grande caso de sucesso.

American Airlines

A companhia aérea tem um programa de fidelidade para passageiros frequentes que recompensa a escolha do cliente com upgrades e descontos. Quanto mais vezes a pessoa voa com a American Airlines, mais benefícios ela ganha, de uma forma que fica difícil trocar de companhia aérea.

Conclusão

Com esses exemplos citados acima, fica claro como um atendimento especializado faz toda a diferença para o marketing de relacionamento. Ou seja, é preciso que a equipe do seu negócio fitness esteja preparada para lidar com os alunos.

Aqui no Blog da Tecnofit já demos dicas de marketing para academias e marketing digital, o que vai te ajudar a atrair e converter mais alunos. No entanto, não esqueça das ações de retenção, ou seja, o que deve ser feito para que esses alunos não tenham o desejo de abandonar sua unidade.

Em momentos como o atual, onde o número de alunos em espaços fitness tende a diminuir, usar estratégias que não são tão caras é uma ótima forma de crescimento. O marketing de relacionamento é perfeito para esse momento, pois você vai conseguir trazer mais alunos através dos alunos que já possui em sua empresa.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais sobre marketing de relacionamento, é só deixar um comentário abaixo e logo responderemos. Até a próxima!

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