Apesar de terem objetivos, técnicas e estilos distintos, o Pole Dancing (também conhecido por Pole Dance) e o Pole Fitness são duas modalidades de atividade física realizadas com um poste vertical de metal como principal acessório. Acompanhe este artigo para saber mais sobre Pole Fitness vs. Pole Dancing.
O que é Pole Dancing?
Para começar a explicar um pouco mais sobre as modalidades e benefícios de Pole Fitness vs. Pole Dancing, é interessante entender no que consiste o Pole Dancing.
O Pole Dancing é uma modalidade de dança moderna e contemporânea, a qual usa o poste na vertical como um acessório para as coreografias – que, por sua vez, podem envolver elementos de sensualidade e erotismo, além de acrobacias e movimentos de ginástica.
Por conta do perfil das coreografias, o Pole Dancing é frequentemente relacionado ao entretenimento adulto. No entanto, cada vez mais, as pessoas buscam a prática desse exercício como uma forma recreativa ou buscando a melhora da saúde e bem-estar.
Quais são os tipos de Pole Dancing?
A primeira curiosidade sobre o Pole Dancing é que existem vários estilos para a modalidade – com seus movimentos, técnicas e características específicas. Conheça alguns:
Pole Fitness Acrobático
É conhecido pelas coreografias que envolvem movimentos acrobáticos. Modalidade que também é relacionada à ginástica rítmica e olímpica, que trabalham a força, flexibilidade, equilíbrio e ainda a parte artística do praticante.
Pole Dancing Sensual
O estilo mais conhecido por conta dos movimentos e atitudes sensuais. Trabalha o contato visual, movimentos no chão e, na maioria das vezes, é realizado com o sapato de salto alto como acessório.
Pole Dancing Exótico
É uma combinação entre os dois primeiros estilos citados anteriormente. O Pole Exótico reúne acrobacias, flexibilidade e movimentos de alta complexidade com uma atitude sensual. Pode, também, incorporar técnicas de striptease.
Uma curiosidade é que, na Rússia, é realizada uma das maiores competições de Pole Dancing Exótico do mundo, o Zodiac.
Pole Dancing Contemporâneo
Une traços da dança contemporânea, com leveza, fluidez e linguagem corporal ao uso da barra como parte da coreografia.
Pole Dancing Art
Entre todas as modalidades, é a que contempla mais movimentos a características artísticas – frequentemente incorpora elementos do balé e da dança contemporânea, contando uma história por meio da performance.
O nível de complexidade desse exercício é alto, exigindo o uso de muita força física para executar os movimentos com leveza e fluidez.
Pole Dancing Funk
Como o nome já diz, une coreografias e elementos corporais do ritmo de funk com o uso da barra como acessório. É uma modalidade dinâmica e divertida, tendência entre as academias que oferecem esse tipo de aula.
Há também outros estilos de Pole Dancing, como o Chinês, Power Pole, Spin Pole, Pole Aéreo, entre outros. Cada um deles proporciona desafios e níveis de habilidade diferentes.
Quais são as diferenças entre Pole Fitness vs. Pole Dancing?
Da mesma forma que explicamos algumas características sobre o Pole Dancing, antes de qualquer coisa, vale entender como funciona o Pole Fitness.
O que é Pole Fitness?
Pole Fitness é uma atividade física realizada com o objetivo de melhorar o fortalecimento muscular e condicionamento físico. Também contempla elementos acrobáticos e de ginástica, com movimentos que exigem força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.
Algumas modalidades de Pole Fitness são combinadas aos exercícios de Treinamento Funcional, como levantamento de peso, abdominal e flexão de braço, por exemplo. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, gênero e habilidades físicas, a partir do nível de complexidade dos exercícios.
Agora, vamos conhecer mais sobre as principais diferenças entre Pole Fitness vs. Pole Dancing:
Objetivo e Foco
Enquanto o Pole Fitness é comumente procurado pelo condicionamento físico e fortalecimento muscular, o Pole Dancing é voltado para a expressão artística e dança.
Trajes
O Pole Fitness é, em grande parte, praticado como qualquer outro exercício físico – com roupas confortáveis e que permitem a realização de movimentos de alta complexidade. Nos pés, normalmente as pessoas costumam escolher tênis ou descalço.
No Pole Dancing, por sua vez, os praticantes costumam usar roupas que contribuam com a linguagem corporal e sensualidade. Também é comum o uso de trajes que ajudam a contar a história da performance, como as fantasias e sapatos de salto alto.
Técnicas
Embora as duas modalidades compartilhem técnicas e movimentos parecidos, o ritmo de execução e estilo são diferentes.
Enquanto o Pole Fitness usa técnicas que envolvem força, resistência e equilíbrio, em treinos intensos e desafiadores, o Pole Dancing é mais voltado para a dança e expressão artística, com técnicas que estimulam a criatividade, musicalidade, sensualidade e mais liberdade para expressão corporal.
Quais são os benefícios do Pole Fitness?
O Pole Fitness é uma atividade dinâmica e intensa, que promove diversos benefícios para a saúde física, mental e bem-estar. Conheça os principais:
Força e Condicionamento Físico
Conforme abordado anteriormente, os exercícios de Pole Fitness demandam força física, equilíbrio, flexibilidade e coordenação. Os treinos promovem o trabalho de diferentes grupos musculares e melhoram a noção de espaço, conhecimento corporal e condicionamento físico em geral.
Flexibilidade, Coordenação e Equilíbrio
Para realização dos movimentos do Pole Fitness é necessário trabalhar alongamento e posições de flexibilidade – o que contribui com o aumento da amplitude dos exercícios e previne lesões, em geral.
Além disso, o Pole Fitness fortalece os músculos do núcleo do corpo: abdômen e costas, o que também ajuda na coordenação e equilíbrio corporal.
Queima de Calorias e Perda de Peso
Além de fortalecer vários grupos musculares, o Pole Fitness é um exercício aeróbico, que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e a queimar calorias, promovendo a perda de peso e redução de medidas.
Melhora da Postura
Além de flexibilidade, o Pole Fitness também exige um bom alinhamento corporal e controle postural, o que contribui com a melhora da postura dos praticantes, não apenas durante a realização dos exercícios.
Redução de Estresse e Ansiedade
No início, o Pole Fitness era conhecido como um tipo de Yoga, realizada com o apoio da barra vertical de metal. Isso porque exige completa noção corporal, respiração consciente, alongamento e força física. Também por isso, é uma forma divertida de reduzir o estresse e ansiedade no dia a dia com foco nos movimentos do presente.
Melhora na Autoestima e Autoconfiança
Por exigir coragem, determinação e muito autoconhecimento, a prática de Pole Fitness costuma contribuir com a autoestima e autoconfiança, principalmente ao se desafiar e melhorar os resultados constantemente.
Vale dizer que, tanto o Pole Fitness, quanto o Pole Dancing são atividades desafiadoras, que promovem diversas vantagens para a saúde e bem-estar.
No entanto, como qualquer outro exercício físico, é importante ter a orientação e acompanhamento de um profissional especializado, que ensine os movimentos e uso do equipamento corretamente, a fim de evitar lesões.
Também é fundamental avaliar o nível de habilidade de cada praticante e estimular o aumento de complexidade, intensidade e dificuldade dos exercícios de forma gradual e consciente.
Como fica o corpo de quem faz Pole Fitness e Pole Dancing?
Tanto o Pole Fitness quanto o Pole Dancing ajudam a tonificar e fortalecer os músculos do corpo. Além disso, por meio dos movimentos que exigem flexibilidade e amplitude corporal, as modalidades contribuem com a melhora do alongamento e da postura do corpo.
Ou seja, assim como em outros exercícios físicos, a tendência é que os praticantes tenham mudanças significativas nas medidas e silhueta do corpo.
Mas vale reforçar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa e dependem de diversos fatores, como: frequência e intensidade dos treinos, alimentação e estilo de vida.
Quais músculos o Pole Fitness e o Pole Dancing trabalham?
O Pole Fitness e Pole Dancing trabalham uma série de grupos musculares:
Entre os músculos superiores:
Os braços são trabalhados principalmente com os giros e transições, incluindo o bíceps, tríceps, deltoides e antebraços. Ambas as modalidades também exigem muita força nos músculos das costas, especialmente nos movimentos de subida e inversão. Entre eles: trapézio, romboides e eretores da espinha.
O abdômen e pescoço também são trabalhados, para melhorar a postura e garantir os movimentos corretos, evitando lesões.
Entre os músculos inferiores:
Os movimentos do Pole Fitness e Pole Dancing também exigem esforço dos músculos das pernas, principalmente ao subir e descer da barra de metal. Entre os principais, temos: quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.
Pole Fitness vs. Pole Dancing: qual é melhor pra você?
A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta, afinal, o Pole Fitness e Pole Dancing têm diferentes objetivos e técnicas, que serão melhores para o perfil e interesses individuais.
Também podem ser modalidades complementares: muitas pessoas alteram entre as aulas para que possam ser contempladas com o máximo de benefícios que elas podem oferecer para a saúde física, mental, autoestima e bem-estar.
Por isso, a indicação é experimentar ambas as modalidades, para avaliar aquela que se conecta melhor com as necessidades, objetivos e habilidades individuais.
Conclusão
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Pole Fitness vs. Pole Dancing, esperamos que possa ter uma ideia mais clara sobre o que é necessário para oferecer essas modalidades na sua academia, qual é o perfil e expectativa do público.
Para gerenciar seu espaço fitness da melhor forma possível, oferecendo sempre uma experiência de qualidade para os alunos, te convidamos a conhecer o sistema de gestão Tecnofit Studio.
E se quiser conhecer outros exercícios dinâmicos e diferentes, que vão além da musculação, e entender como pode amplificar os serviços oferecidos pela sua empresa, continue acompanhando o Blog da Tecnofit.