Qual o lucro de uma academia?

A margem de lucro de uma academia gira numa média de 35%, mas é possível ultrapassar esses valores com um bom planejamento, além de estratégias adicionais, como a venda de produtos ou o oferecimento de serviços associados.

Qual o lucro de uma academia, como precificar e aumentar o lucro

O mercado fitness brasileiro é um dos mais expressivos e lucrativos do mundo. O país ocupa o segundo lugar em número de academias e possui o terceiro maior faturamento das Américas, de acordo com a IHSRA. Esses números tendem a se expandir ainda mais em 2022. O momento atual é ideal para buscar aprendizado de como aumentar o lucro de uma academia.

Durante o mês de maio, queremos ajudar você a manter o seu negócio fitness no azul e, por isso, vamos trazer muitas dicas relacionadas a vendas, finanças e retenção. Então, bora conferir o que está incluso no seu aprendizado de hoje?

  • Descubra se investir em uma academia é um bom negócio
  • Saiba como precificar os seus planos e quais custos considerar no cálculo
  • Entenda como vender seus planos
  • Confira como aumentar o seu faturamento para não depender apenas do valor das mensalidades
  • Saiba qual o lucro de uma academia
  • E, por fim, descubra quanto ganha, em média, o dono de uma academia

Só por esse resumo já deu pra perceber que o conteúdo está super completo e enriquecedor, não é mesmo? Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Abrir uma academia é um bom negócio?

Segundo os dados apresentados pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o segmento fitness brasileiro detém uma posição de destaque no mercado mundial da categoria.

Em 2019, o país já ocupava o 2º lugar mundial em número de estabelecimentos e o 4º lugar em número de clientes, com um faturamento de 2,17 bilhões de dólares, terceiro maior das Américas.

Apesar de ser um dos setores que mais sofreu baixas no período da pandemia de Covid-19, demonstrou rápida recuperação conforme a situação sanitária se normalizou. Das assinaturas canceladas ou trancadas desde o início da pandemia, cerca de 88% foram reativadas até o final de 2020, conforme apontou a IHRSA.

Além disso, o cuidado com a saúde passou a ocupar um lugar de maior destaque no cotidiano das pessoas, e a busca por maior qualidade de vida e bem-estar levou ao aumento da procura por academias, boxes e studios de atividades físicas.

Nós já trouxemos ótimas dicas para quem está planejando abrir uma academia, e para ajudar cada gestor a aproveitar o momento e alavancar sua marca, preparamos um guia para facilitar esse processo e aumentar o potencial de lucro do seu negócio.

Como precificar planos de academia?

No nosso blog, temos um guia detalhado para te orientar a precificar os serviços da sua academia de maneira justa e eficiente.

No que se refere a precificar planos de academia, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração. É preciso equilíbrio para que o valor seja atrativo, fazendo o cliente se sentir mais inclinado a fechar contrato, mas sem prejudicar o rendimento e o crescimento pretendidos pelo gestor.

Calcule todos os custos

O primeiro passo é se munir de toda informação que for possível, mesmo as que pareçam menos relevantes. No longo prazo, cada detalhe conta para que sua marca tenha aumento de lucro. Não deixe nenhum dado de fora ao planejar a gestão financeira da sua academia.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles considerados essenciais para o funcionamento do negócio, e geralmente são mais fáceis de localizar e gerenciar, justamente pela sua previsibilidade.

  • folha de pagamento de funcionários;
  • impostos e encargos públicos;
  • locação/aluguel;
  • manutenção preventiva de aparelhos;
  • sistema de gestão.

Esses gastos têm caráter fixo por serem recorrentes sem apresentar variação inesperada, mas você pode estudar e implementar maneiras de diminuí-los, desde que faça de forma gradual e planejada, pois eles compõem grande parte da estrutura das finanças da academia.

Custos variáveis

Os custos variáveis são mais complexos de avaliar, sendo necessário sempre considerar uma margem de erro para não ser pego de surpresa no fechamento das contas.

  • taxas de luz, gás e água;
  • material de manutenção e limpeza;
  • material de escritório;
  • gastos com reparos eventuais.

Por outro lado, a maleabilidade desses custos permite uma maior possibilidade de economia, e consequente impacto positivo nos lucros. Planeje uma boa gestão de tais recursos e invista em estrutura e equipamentos inteligentes, observando durabilidade, custo de manutenção e eficiência.

Custos indiretos

Nesta seção estão os custos com serviços eventuais e aqueles que têm potencial de apresentar retorno, compensando o investimento e até mesmo conquistando mais clientes.

  • serviços de informática;
  • marketing digital;
  • capacitação de instrutores;
  • palestras e workshops para alunos.

Considere-os na hora de calcular os custos do seu negócio, inclusive fazendo orçamentos com mais de duas empresas de cada setor para balizar melhor seus dados de referência.

Avalie a demanda e tipo de público

Tanto na hora de abrir uma academia quanto na hora de implementar mudanças para ampliá-la, é necessário considerar a demanda pelos serviços oferecidos, bem como o tipo de público que se almeja alcançar e as tendências do mercado atual.

Estude detalhadamente a região onde se localiza seu negócio, avalie o perfil de renda das pessoas que residem ou trabalham nas proximidades, para poder determinar com mais precisão um preço que atenda razoavelmente ao público.

Elabore também o perfil social e a faixa etária mais ativa naquela região, para entender melhor quais os objetivos e interesses do público-alvo e saber com clareza as especificidades dos investimentos necessários para atender tais demandas.

Estude a concorrência

É importante levar em consideração os preços praticados pelos concorrentes diretos – aqueles que atuam no mesmo ramo fitness que você – e também pelos concorrentes indiretos – os que atuam em outra atividade física, mas que podem captar seus potenciais clientes.

Como mencionamos, o Brasil tem um número elevado de estabelecimentos fitness, por isso tenha em mente que o cliente à procura de um lugar para treinar está estudando várias opções.

No entanto, não se limite a esse fator. Cada setor e cada estabelecimento vivenciam realidades distintas, os elementos envolvidos na precificação de planos são múltiplos, e somente o gestor conhece suficientemente bem as condições que determinam o preço justo para sua marca entregar qualidade e obter lucro.

Por fim, esteja aberto a estudar a concorrência como forma de aprendizado. Pesquise modelos de negócio que deram certo, entenda os processos e as dificuldades enfrentadas e utilize esse conhecimento para crescer, com as devidas adaptações à realidade da sua empresa.

Como vender planos de academia?

Depois de entender como precificar os planos, chega o momento de vendê-los ao público. É claro que a venda pode acontecer de maneira presencial na academia, mas pensando na comodidade das pessoas e também em atingir um número maior de interessados, considere fazer a venda online.

Quem é nosso cliente e contratou o sistema Tecnofit Gym tem a oportunidade de criar um site personalizado de acordo com a identidade da academia. Também há a opção de integrar a parte de vendas do nosso sistema com o site que o seu negócio fitness já possui.

Se o intuito for vender mais planos através das redes sociais, não deixe de criar um Linktree para incluir ali um link de vendas. Clientes Tecnofit conseguem criar links integrados com a plataforma para captar seguidores e convertê-los em alunos, além de poderem personalizar links de vendas com a cara da academia.

Caso você como gestor ou as pessoas da sua equipe não se sintam preparadas para a venda, alguns cursos podem ajudar. Outra vantagem que os clientes Tecnofit conseguem desfrutar é a compra de cursos da Conquer com 30% de desconto. Há vários conteúdos disponíveis na plataforma, mas neste caso vale destacar dois que poderão ser muito úteis: “Negociação e Influência” e “Contorno de Objeções”.

Tecnofit Gym - Sistema de gestão para academias

 

Como aumentar o lucro de uma academia?

Além de fazer um planejamento financeiro adequado e otimizar a aplicação dos custos do seu empreendimento, é possível aumentar o faturamento explorando outras possibilidades dentro do segmento fitness para aumentar os lucros da sua academia.

Venda produtos

A recepção da academia é um ótimo lugar para expor produtos relacionados à cultura fitness, que certamente são do interesse de seus alunos

Você pode fazer parcerias com distribuidores de suplementos, de acessórios esportivos ou peças de vestuário para prática esportiva. Uma dica é desenvolver uma linha de roupas própria da academia, agregando exclusividade e potencializando o marketing da sua marca.

Outra opção é comercializar alimentos que podem ser consumidos facilmente antes, durante e após os treinos. Os nossos clientes, por exemplo, têm acesso ao combo Tecnofit & Pinati, um kit composto por 272 barrinhas e com um desconto exclusivo de 50%. Ao vender as barrinhas usando o preço padrão, é possível obter 100% de lucro e garantir uma ótima fonte de receita.

Vender produtos para aumentar o lucro de academia

 

Ofereça outros serviços associados

O mercado fitness está completamente alinhado a outros setores que trabalham pela saúde e qualidade de vida dos clientes.

Você pode fazer parcerias e utilizar o espaço da sua academia para profissionais fisioterapeutas e massoterapeutas cuidarem da recuperação dos alunos. Outra alternativa é oferecer descontos em restaurantes que preparam alimentação fit, segmento em alta atualmente.

Ofereça aulas de artes marciais

Uma prática que costuma atrair mais alunos para as academias é dispor de espaço e instrutores capacitados para a prática de algum tipo de arte marcial.

A cultura das artes marciais incentiva a busca por aprimoramento físico, e os alunos ficarão inclinados a fechar contrato com sua academia, tanto pela praticidade de ter os serviços no mesmo lugar quanto pela relação de confiança com o instrutor que se estenderá à sua marca.

Economize fazendo a gestão correta

Uma gestão financeira bem planejada é fator fundamental para preservar a saúde financeira do seu negócio, e poder contar com uma ferramenta de gestão completa, moderna e com suporte técnico de qualidade é essencial para aumentar a expectativa de lucros da empresa.

Para pôr você no controle da gestão da sua academia de maneira prática, simples e confiável, desenvolvemos o Tecnofit Gym, um sistema de gestão inovador, que reúne todas as tarefas essenciais para cuidar de todos os aspectos da sua academia.

Gerencie suas finanças de maneira organizada e segura, tenha um controle preciso do quadro de funcionários e alunos, fortaleça seu marketing com a integração às redes sociais, tudo isso na tela do computador ou na palma da sua mão pelo aplicativo, em qualquer lugar.

Qual o lucro de uma academia?

Agora que já avançamos juntos na busca para entender o processo de precificação e de aumento de lucro da sua academia, é necessário ter em mente o que é considerado um lucro razoável no setor.

Entenda que a margem de lucro de uma academia gira numa média de 35%, mas é possível ultrapassar esses valores com um bom planejamento.

Os valores oscilam a depender do tamanho do empreendimento e do volume de investimento necessário para cada caso. Há também diferenças marcantes a depender do nicho que sua academia ocupa no mercado fitness.

Qual o lucro de uma academia pequena?

Utilizando os valores de referência de academias franqueadas, uma academia que demande um investimento inicial a partir de 50 mil reais chega a faturar em torno de 20 mil reais mensais, com lucro líquido de 30% (R$ 6.000,00). O tempo de retorno estimado gira em torno de 12 meses.

Qual o lucro de uma academia de médio porte?

Nas franqueadas com investimento inicial a partir de 250 mil reais, é possível faturar em torno de 45 mil reais mensais, com lucro oscilando entre 20 e 25% (R$ 9.000,00 a R$ 12.000,00). Estima-se um tempo de retorno entre 12 e 18 meses.

Numa academia franqueada cujo foco é o público feminino, temos números ligeiramente mais expressivos. Com investimento a partir de 290 mil reais, se chega a faturar de 45 a 70 mil reais mensais, com margens de lucro que chegam a 40% (R$ 18.000,00 a R$ 28.000,00).

Qual o lucro de uma academia de grande rede?

Academias de grande porte e com projeção nacional demandam muito investimento e paciência com o tempo de retorno que costuma ser maior, fatores que são compensados com maior rendimento e segurança na conservação do negócio.

Em grandes marcas com investimento inicial a partir de 1 milhão de reais, a expectativa de faturamento mensal fica entre 80 e 140 mil reais mensais, com lucros que podem chegar a 30% (R$ 24.000,00 a R$ 42.000,00). O tempo de retorno pode ser maior que dois anos.

Quanto ganha um dono de academia?

O rendimento do dono da academia depende de muitos fatores, desde a escolha do nicho que escolher se inserir, o investimento disponível e o tempo de espera para obter retorno, passando pelo nível de comprometimento com sua marca ou com a franquia que escolheu representar.

Mas espera-se que o gestor ou dono do estabelecimento consiga ganhar entre 10 e 20% do faturamento mensal de sua empresa. Além disso, é possível adotar estratégias específicas para impulsionar esses lucros.

O que pudemos aprender juntos?

Chegamos ao fim de mais um conteúdo bastante completo e que com certeza te ajudará bastante na sua gestão financeira, contribuindo para que a sua academia fique sempre no azul. Então, vamos juntos relembrar o que pudemos entender melhor hoje?

Ser gestor de uma academia é uma tarefa complexa e que demanda conhecimento de áreas distintas da administração, além de uma disposição para entender um mercado que está em constante transformação.

Apesar do empenho necessário para se obter sucesso no ramo, o retorno é altamente recompensador. Por isso o segmento fitness vem gradualmente se expandindo e se tornando mais atrativo para empreendedores com projetos de diferentes níveis de ambição.

Depois de comprovar que, sim, abrir uma academia é um bom negócio, você pôde entender como precificar os planos da sua academia e também como vendê-los.

Na sequência, pensando em ajudar você a não depender apenas das mensalidades, trouxemos algumas dicas de como é possível aumentar o seu faturamento.

Por fim, falamos sobre o lucro de academias de diferentes portes e chegamos à conclusão de quanto ganha um dono de academia, em média.

Conte com a gente para somar forças nessa jornada. Confie na praticidade e segurança dos sistemas Tecnofit e utilize sua dedicação e energia para aproveitar esse crescimento. Assim, você conseguirá alçar voos mais longos com a sua marca e lucrar mais.

Não esqueceu do nosso combinado semanal, não é mesmo? Todas as segundas e quartas, um conteúdo fresquinho te espera aqui no blog. Nos vemos em breve!

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