Como o próprio nome já sugere, o Gympass é uma empresa que traz uma solução para quem deseja treinar em qualquer lugar. O consumidor escolhe um plano, paga pela mensalidade e pode frequentar qualquer lugar que esteja credenciado no sistema. Mas, será que vale a pena ter o Gympass na academia?
Esse recurso também é muito utilizado por empresas que desejam oferecer benefícios corporativos aos seus colaboradores.
O Gympass surgiu como uma proposta de inovação, é uma alternativa para quem prefere ter liberdade de escolher qual exercício quer fazer e onde quer treinar sem ter que pagar a mais pelo serviço.
Como funciona o Gympass na academia?
Disponível em mais de 13 mil academias do país espalhadas por cerca de 1500 cidades, o sistema funciona assim: o aluno escolhe entre os 5 planos disponíveis e faz a contratação. Feito isso, ele pode procurar qualquer empresa credenciada ao Gympass para fazer seu treino.
Se a pessoa não quer assinar um plano específico, também é possível optar por diárias avulsas. Essa é uma boa forma de conhecer academias de modalidades diferentes sem nenhum compromisso antes de decidir se matricular.
E para ver quais empresas disponibilizam o benefício, é só acessar o site do Gympass, filtrar por localidade e modalidade, depois escolher a unidade de interesse.
Depois de efetuar o cadastro e decidir em qual local irá fazer as aulas ou treinos, basta fazer o check-in pelo aplicativo e informar a recepção para que a entrada seja devidamente autorizada. A utilização do plano não tem período de carência, é só adquirir e começar a usar.
Como gestores de academias podem se beneficiar com o Gympass?
Há muitas controvérsias sobre as vantagens e desvantagens do Gympass. Mas tudo vai depender do acordo entre o gestor e a empresa.
Embora exista uma taxa de comissão a ser repassada por cada aluno que frequenta o local, o passe ainda é considerado uma maneira importante de atrair mais alunos em virtude das condições e da flexibilidade do serviço.
Além disso, a utilização dessa ferramenta é uma ótima alternativa para tornar o negócio mais visto e mais conhecido, já que o benefício ganhou uma grande proporção de buscas nos últimos meses.
Vantagens e as desvantagens de aderir ao Gympass na academia
Assim como qualquer outro investimento, os gestores precisam avaliar os prós e contras antes de aderir à implantação do Gympass. Portanto, listamos aqui algumas vantagens e desvantagens dos planos.
Vantagens
Crescimento do número de alunos
Por ser um app que caiu no gosto da galera, implantar o serviço na sua academia pode ser uma boa forma de atrair novas pessoas interessadas em fazer um treino ou uma aula experimental, por exemplo. Isso vai fazer com que a rede aumente e o seu negócio passe a ser indicado para amigos, familiares e conhecidos desses alunos recém-chegados.
Se eles gostarem do atendimento e do serviço oferecido, poderão até migrar para sua academia, adquirindo planos sem a dependência do Gympass.
Pesquisa de satisfação
A partir dos dados coletados do app, os gestores podem fazer uma pesquisa personalizada para entender a opinião dos alunos em relação aos equipamentos, turmas, atendimento e muito mais. Essa enquete pode ser feita com a ferramenta da Tecnofit. Dessa forma, os donos de academias conseguem tirar insights para aprimorarem seus estilos de negócio.
Ações de Marketing
É possível avaliar também a lista de pessoas que frequentam a academia por meio do Gympass. Com isso, vale até pensar em promover ações de marketing, CRM e tentativas de upsell.
Desvantagens
Ausência de matrículas regulares
Se boa parte dos alunos que frequentam a academia vêm do Gympass, isso significa uma queda nas matrículas normais. Por isso é importante pensar em ações para converter esses alunos em clientes regulares.
Taxa de comissão
Alguns gestores já falaram sobre o valor repassado ao Gympass. Obviamente a empresa tem uma taxa de cobrança por aluno que utiliza o serviço. Como mencionamos anteriormente, tudo depende da negociação entre o gestor e os consultores do benefício.
Depois que apresentamos os pontos positivos e negativos do Gympass, resta você, gestor, definir se vale a pena ou não implantar em sua academia.