Como fazer consultoria online de personal trainer?

A consultoria de personal trainer é aquele modelo de trabalho onde o profissional de Educação Física presta acompanhamento fitness individualizado de acordo com as necessidades e capacidades do aluno.
Na modalidade online, esse serviço é prestado em ambiente virtual.

Como fazer consultoria online de personal trainer

Não é nenhuma novidade que, seguindo a tendência de outros setores, o mercado fitness passou a ocupar o espaço digital. A pandemia acentuou a prática e o meio virtual se tornou central para o ramo. Logo, muitos profissionais tiveram de aprender como fazer consultoria online de personal trainer.

Apesar do retorno ao modelo presencial, a atividade online seguiu conquistando adeptos, a prática se consolidou e os profissionais buscam especialização para se destacar também nesse formato.

Sabendo disso, reunimos dicas importantes, atualizando pontos essenciais para levar seu trabalho ao mundo digital, alcançar essa nova gama de clientes e aproveitar as vantagens que a consultoria online fitness oferece.

Então, se você está interessado(a) em aderir a essa que é uma das grandes oportunidades do segmento de personal atualmente, continue a leitura com a gente. Mas antes, confira o que será possível aprender hoje:

  • Entenda o que é, de fato, a consultoria online
  • Saiba quais são as vantagens desse modelo de negócio
  • Descubra como funciona a consultoria online
  • Entenda como começar a trabalhar com consultoria
  • Saiba como vender esse serviço aos seus clientes
  • E, para fechar, saiba quanto você pode cobrar pela consultoria

Lembrando que a consultoria online para personal trainer pode funcionar como uma fonte de renda extra no início e, à medida que você for escalando esse serviço, será possível transformá-lo na sua principal fonte de renda.

Aproveite que o mês de maio aqui na Tecnofit está sendo dedicado a manter o seu negócio fitness no azul, então, partiu conferir as nossas dicas para descobrir como vender mais os seus serviços e reter alunos.

O que é consultoria online de personal trainer?

A consultoria de personal trainer é aquele consolidado modelo de trabalho onde o profissional de Educação Física presta acompanhamento fitness individualizado de acordo com as necessidades e capacidades do aluno, avaliando seu desempenho e evolução treino a treino.

Na modalidade online, esse serviço é prestado em ambiente virtual, com peculiaridades que demandam atenção e com vantagens que beneficiam tanto o profissional quanto o cliente.

Quais as vantagens da consultoria online de personal trainer?

Considerando o panorama pós-pandemia e a correria da rotina de muitos profissionais e clientes, uma consultoria online fitness se encaixa precisamente na necessidade de se movimentar de maneira segura e adequada às demais obrigações diárias dos alunos.

Maior autonomia

A consultoria online elimina um grande empecilho na consolidação da relação do professor com uma ampla rede de alunos: o deslocamento.

A praticidade de acompanhar treinos em qualquer ambiente economiza – além do dinheiro do transporte – tempo precioso que o personal precisa para chegar ao aluno. Tempo que pode ser utilizado para alcançar mais clientes e prestar serviço com mais qualidade.

Mais comodidade

Na consultoria online, tanto professor quanto aluno podem escolher o local adequado para treinar, podendo ficar no conforto de sua casa ou mesmo treinar ao ar livre.

Se o aluno prefere treinar em academia, pode contar com horários flexíveis, sem se preocupar com a eventual impossibilidade de deslocamento do personal.

Inclusive, esse modelo é ideal para aquele aluno que saiu da cidade mas não quer quebrar o vínculo estabelecido com o profissional da sua confiança.

Mais oportunidades

Prestar consultoria online fitness abre novos caminhos de desenvolvimento pessoal e profissional. Trabalhar com marketing digital, além de trazer exposição a números maiores de potenciais clientes, põe o profissional em contato com novas formas de se afirmar no mercado fitness.

Menor investimento

Trabalhando em casa, os gastos investidos nas consultorias diminuem consideravelmente, e o lucro líquido de cada aula aumenta sem sobrecarga nas mensalidades dos planos.

Dadas as condições desfavoráveis da economia atual, gastos com transporte e alimentação – que um trabalho presencial demanda – representam uma fatia relevante no orçamento mensal do professor, especialmente daquele que possui um grande número de alunos localizados em bairros diferentes.

Como funciona a consultoria online de personal trainer?

A consultoria online segue o mesmo padrão presencial, cabendo os devidos ajustes para a transmissão das aulas.

Atualmente existem plataformas já consolidadas, como Google Meet e Zoom, que servem perfeitamente ao propósito da modalidade, bem como as ferramentas de vídeochamadas das redes sociais.

Avaliação do cliente

Analisando a possibilidade de fecharem contrato, deve-se discutir objetivos e estabelecer metas claras de trabalho. A conversa deve ser honesta e o personal deve se comprometer apenas com o que realmente acredita poder entregar ao aluno.

O profissional pode optar por fazer avaliação à distância, por mídias visuais, e orientar o aluno a tomar suas próprias medidas corporais. Se for consenso, é possível marcar um encontro presencial para esse propósito, e seguir com o modelo virtual nos treinos.

Prescrição de treinamentos e exercícios

A prescrição de treinos é uma etapa fundamental na consultoria, e no modelo digital o cuidado deve ser redobrado para que o aluno entenda claramente as instruções sobre intensidade, volume e boa execução dos exercícios.

Ao elaborar o treino, o personal deve reunir o máximo de informações sobre o cliente, com pleno conhecimento das condições corporais do aluno, atendendo suas necessidades e metas e atentando para eventuais limitações, visando preservar sua integridade física.

Acompanhamento da execução

Neste ponto, a limitação do modelo online impõe um desafio ao profissional. Seja paciente e dedique atenção extra para que o aluno se sinta seguro na prática do exercício.

Incentive-o e aponte as correções necessárias para um bom rendimento do treino. Certifique-se de ter uma conexão estável à rede, para monitorar em tempo real a segurança da execução do movimento, prevenindo possíveis lesões.

Além disso, mantenha contato frequente com o aluno, pedindo feedbacks que auxiliem na adequação prévia dos treinos, evitando ajustes na hora da aula.

Como fazer consultoria online de personal trainer?

Já trouxemos no nosso blog um passo a passo para situar o personal que quer prestar consultoria online fitness. Aqui, vamos entender detalhadamente os pontos essenciais para qualificar seu trabalho.

Conheça seu público

Assim como um personal que trabalha com aulas presenciais, o profissional que quer atuar online precisa definir inicialmente o seu público-alvo, seu nicho de mercado.

Tenha em mente que as pessoas que procuram atendimento remoto podem ter características comuns às do modelo presencial, mas não significa que os perfis sejam os mesmos.

Conheça seu público, entenda quais redes sociais eles utilizam e saiba como aproveitar as ferramentas de redes focadas em audiovisual – como o Instagram – para engajar usuários e definir a persona dos potenciais clientes.

Estabeleça valores

Saber estabelecer valores justos para sua aula é uma tarefa importantíssima e requer boa noção tanto dos gastos envolvidos na sua capacitação e disponibilidade de estrutura, quanto da capacidade financeira do público-alvo.

Aqui é importante salientar que muitos alunos buscam atendimento online pela praticidade, mas também pela chance de obter serviços individualizados por preços mais acessíveis.

Trabalhar em casa poupa recursos financeiros que devem ser considerados ao elaborar o preço do seu serviço, de modo a se diferenciar dos profissionais que trabalham exclusivamente com modelo presencial.

Se você não sabe por onde começar e precisa de ajuda para definir os valores do seu serviço de consultoria, baixe o e-book “Guia Definitivo para Você Ganhar Dinheiro Como Personal Trainer em 2022” e confira dicas super úteis de precificação.

panorama do mercado fitness

Utilize as ferramentas certas

Para trabalhar remotamente, disponha de ferramentas que atendam seu público adequadamente, desde o contato inicial até as formas de pagamento disponíveis.

Um dos meios mais eficientes é ter um site próprio onde o cliente possa conhecer melhor seu trabalho, estudar planos disponíveis, efetuar a compra escolhida e fazer pagamentos sem complicações.

Se for possível, contrate um serviço especializado para montar seu site. Mas se não possui recursos suficientes, existem plataformas acessíveis e práticas disponíveis nas redes, como WordPress e Wix.

Disponibilize múltiplos canais de pagamento para atender seu cliente. O pix facilitou as transações online, mas muitos clientes preferem pagar com cartão de crédito. Considere também a possibilidade de ter alunos fora do Brasil, e faça uso de ferramentas como o PayPal.

Para auxiliar na elaboração e aplicação de treinos, utilize um aplicativo de treino voltado para consultoria fitness, como o Tecnofit Personal, que também auxilia na gestão do seu trabalho de forma prática e completa.

Lembra do que falamos mais acima sobre a prescrição de exercícios? O app pode ser um excelente aliado nesse sentido porque conta com uma extensa galeria de vídeos explicativos, orientando o aluno a executar os treinos da maneira mais adequada e segura.

Caso você não encontre o vídeo que procura, ou deseje oferecer uma experiência ainda mais personalizada, também há a opção de enviar seus próprios vídeos de instrução.

Ofereça suporte adequado

Para uma consultoria fitness onde professor e aluno não têm contato direto, o suporte prestado tem papel ainda mais fundamental.

Esteja disponível para sanar dúvidas, seja atencioso e receptivo nas aulas e responda com regularidade às demandas enviadas fora de horário de aula.

Essa troca de feedback entre ambos é importante para estabelecer confiança e respeito, e agrega reconhecimento ao seu trabalho, o que pode render indicações e novas contratações.

Durante as aulas, preze pela boa execução do movimento. Se, em casos extremos, não houver entendimento sobre a prática adequada do exercício, incentive o aluno a procurar orientação de um profissional próximo.

Caso não seja possível, suspenda o exercício em questão e procure uma substituição adequada e segura. Lembre-se que a integridade física do aluno é sua responsabilidade.

Como vender consultoria online de personal trainer?

Estratégias para atrair clientes de consultorias presenciais também são úteis para o serviço online, cabendo apenas algumas considerações específicas.

Conheça agora 8 opções de como divulgar a sua consultoria da melhor forma e atrair mais interessados no serviço que você oferece:

1. Escolha as redes certas

Priorize redes focadas em audiovisual, cujo apelo favorece a prática fitness. Não esqueça de analisar quais as redes mais frequentadas pelo seu público-alvo.

2. Fortaleça sua imagem

Trabalhe sua marca. Crie um logotipo e um nome de impacto e divulgue-os nas redes com conteúdo que demonstre os bons resultados do seu trabalho.

3. Crie uma comunidade engajada

Estabelece vínculos entre alunos, estimulando troca de experiências em ambientes virtuais em comum. Promova aulas virtuais em grupo e, se possível, faça um encontro presencial em dia favorável para a maioria.

Crie laços com outros profissionais, tanto educadores físicos quanto fisioterapeutas e nutricionistas. Crie redes de troca de indicações, agregando maior exposição para potenciais clientes e permitindo terceirizar necessidades de alunos que não sejam de sua competência.

4. Ofereça serviços adequados ao seu público

Dependendo do tipo de público que você atende, pode ser necessário adaptar tanto a modalidade dos treinos quanto o formato dos planos.

Manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e conhecer com propriedade seus alunos são pontos fundamentais para mantê-los interessados no seu trabalho e no conteúdo que você divulga nas redes.

5. Invista em tráfego pago

Aposte no marketing digital para posicionar sua marca. O tráfego pago é uma ferramenta eficaz e acessível que garante ótima exposição para clientes que engajaram em conteúdo fitness em sites de busca ou redes sociais, e estão propensos a contratar uma consultoria.

6. Aposte em conteúdo de qualidade e SEO

Além de prezar pela qualidade do conteúdo, utilize otimizações SEO nos artigos do seu site, para melhor posicioná-los nos mecanismos de busca, tornando sua marca um referencial fitness e agregando autoridade que pode render mais contratos.

7. Estude técnicas de vendas

Apesar de ser natural para alguns, o poder de persuasão para vender produtos ou serviços pode ser aprendido. Isso também vale para o meio virtual.

Certifique-se de estar pronto para oferecer seu produto na hora certa, de forma clara e confiante. Aplique técnicas de copywriting ao ofertar serviços via e-mail e abuse do call-to-action nas redes sociais.

8. Entregue o prometido

Como já ressaltamos, não assuma compromissos que não tenha certeza de poder cumprir. Este erro compromete todo o trabalho realizado até aqui.

Um aluno que se sente enganado pelo instrutor a quem confiou o cuidado com sua saúde, com projetos frustrados, ou pior, com uma lesão provocada por uma assistência fraca, é a propaganda negativa que arruina carreiras.

Mantenha-se fiel ao seu compromisso de Educador Físico, e nunca subestime as dificuldades que uma consultoria online pode apresentar.

Quanto custa uma consultoria online de personal trainer?

Os valores das consultorias online são parecidos com os modelos presenciais, mas espera-se que os preços sejam mais acessíveis no serviço virtual. Inclusive, tal diferença de preço constitui um atrativo da modalidade.

O preço médio varia de 150 a 400 reais mensais, dependendo do nicho e da demanda. Pesquise preços praticados por profissionais que trabalham na região e atuam no mesmo segmento para ter referência.

Concluindo os aprendizados de hoje

Bora relembrar tudo o que pudemos aprender hoje?

Antes de mais nada, foi possível compreender melhor o que é e como funciona o serviço de consultoria online, e na sequência deu para entender quais as vantagens desse modelo de negócio.

Depois, explicamos como começar a trabalhar com consultoria online e apresentamos algumas opções para você divulgar o seu trabalho.

Para o final, deixamos uma curiosidade que você provavelmente estava ansioso para descobrir: afinal, quanto custa a consultoria online.

Com certeza, todos esses insights ajudarão você a expandir o seu mercado de atuação e deixar o seu serviço de personal trainer sempre no azul!

O mercado digital se consolida também no mundo fitness. Não tenha medo de expandir seu atendimento nas plataformas virtuais, alcançando mais clientes de maneira otimizada.

Conte com a nossa ajuda nesse processo. Confira a seção de Educação do nosso site para se atualizar e baixe o app Tecnofit Personal gratuitamente.

Às segundas e quartas, nosso blog é atualizado com um conteúdo completíssimo para quem quer ficar por dentro do universo fitness. Venha com a gente, te esperamos para uma nova leitura em breve. Até logo!

Fonte da imagem: Freepik

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