Consultor de vendas de academia: o que faz e quais as vantagens

Conheça os detalhes para te ajudar a contratar o melhor profissional para sua academia.

consultor de academia apertando a mão de aluno

Em um mercado tão competitivo quanto o de negócios fitness, a venda reativa pode não ser mais suficiente para garantir o sucesso da empresa. Nesse cenário, a contratação de um consultor de vendas de academia tende a trazer resultados positivos. 

Por esse motivo, preparamos um artigo repleto de informações sobre o que faz um consultor de vendas de academia. Acompanhe para avaliar a parceria com um profissional para este cargo. 

O que é um consultor de vendas de academia?

É a pessoa responsável pelo atendimento ao cliente durante todo o processo de vendas, desde a prospecção até a conversão. 

Tem como função mergulhar nas necessidades do cliente, identificando oportunidades para oferecer as melhores propostas de acordo com cada perfil. Também está lá para responder qualquer dúvida e orientar para o melhor caminho da compra. 

Qual a diferença entre um consultor de vendas e um vendedor?

Digamos que um consultor de vendas está a um nível estratégico acima de um vendedor. Isso porque tem, em seu escopo, a função de realizar diagnósticos de mercado e do cliente, buscando oferecer aquilo que se encaixa melhor para cada necessidade. 

Essa profissão vem ao encontro das mudanças de comportamento dos consumidores – que estão cada vez mais exigentes e dedicados. A função tradicional de vendedor que conhecemos pode não atender mais a demanda desse público. 

Quais as vantagens de ter um consultor de vendas na academia?

A parte mais interessante da contratação de um consultor de vendas de academia é que o que esse profissional faz contribui tanto para a empresa, quanto para o aluno. 

Para a empresa, os consultores contribuem com a atração do público-alvo, criando o “match” perfeito entre as soluções oferecidas e as necessidades do cliente – que tende a se sentir amparado a partir de uma consultoria que orienta a melhor solução de produtos e serviços de acordo com seu perfil. 

Além de possibilitar o aumento de receita para a academia, tem impacto positivo na fidelização do cliente, já que foi atendido de forma especializada e personalizada, contratando exatamente aquilo que esperava. 

Como o consultor de vendas pode quebrar as objeções na academia?

Uma das grandes objeções que podem ser quebradas por meio do treinamento dos consultores é a capacidade de negociação.

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de academias. Não seria absurdo dizer que, em alguns lugares, podemos encontrar uma em cada esquina. Isso significa que, para que o aluno sinta que deve fazer sua matrícula na sua academia, ele precisa de recompensas que façam sentido e conectem com as suas exigências.

Em grande parte, essas recompensas são oferecidas por meio de negociações. Hoje em dia já não basta dizer que “aqui você encontra os melhores profissionais e equipamentos de ponta”. É preciso entender aquilo que o cliente espera, para oferecer as soluções adequadas. 

O que faz um consultor de vendas de academia?

Até aqui falamos sobre o impacto positivo desse profissional nas empresas. E, na prática, o que faz um consultor de vendas de academia? Confira abaixo!

Diagnóstico

Conforme abordamos anteriormente, em um primeiro momento, um consultor precisa da imersão de conhecimento do mercado para entender exatamente o cenário em que vai atuar. 

Isso significa também conhecer de perto cada uma das soluções da academia em questão, além das possíveis necessidades das pessoas que a procuram. 

A partir desse diagnóstico, o consultor de vendas da academia também pode identificar fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças para trabalhar posteriormente em um plano de ação para atração de novos clientes. 

Identificar tendências

Lembra que falamos sobre os consumidores estarem cada vez mais exigentes? Boa parte desse movimento tem como causa o acesso à informação cada vez mais fácil e rápido. Isso significa que, para atendê-los da melhor forma possível, os consultores também precisam estar atentos às tendências

Plano de ação

Após desenvolver o diagnóstico e ficar por dentro do que esperar para o mercado fitness, o consultor de vendas de academia terá como função apoiar a empresa a criar um plano de ação buscando melhorias para melhor atender os potenciais alunos. 

Capacitação

Em paralelo, os consultores também podem capacitar os vendedores e outros colaboradores da academia – como recepcionistas e professores, que podem contribuir com a conversão por meio de mudanças de comportamento na hora do atendimento dos possíveis alunos. 

O que precisa para trabalhar como consultor de vendas?

Trabalhar com vendas significa atuar diante de metas e desafios. E, em um cenário sazonal como os de academia, é preciso ter paciência e sensibilidade, além de motivação para atingir cada um dos resultados esperados, mesmo que eles não sejam tão rápidos. 

Além disso, a empatia e capacidade de ouvir são fundamentais para se colocar no lugar do cliente, escutar genuinamente suas expectativas e oferecer a solução adequada. 

Outra característica que destaca bons profissionais nessa área é a curiosidade – tanto pelos serviços da empresa, quanto pelas necessidades do cliente. Conhecer de perto cada detalhe desse mercado certamente contribui com as melhores técnicas de negociação. 

Quais habilidades procurar em um consultor de vendas?

Se, por meio das informações deste artigo, você entendeu que contratar um consultor de vendas de academia pode trazer bons resultados para a sua empresa, confira abaixo algumas habilidades importantes para procurar nesses profissionais:

  • Experiência no mercado fitness. 
  • Experiência em vendas B2C (Business to Consumer). 
  • Excelente comunicação oral e escrita. 
  • Noção de administração financeira. 
  • Curiosidade para ir atrás de tendências de mercado. 
  • Proatividade e busca por aprendizado constante. 
  • Sensibilidade com diferentes perfis de clientes. 
  • Escuta ativa, paciência e inteligência emocional. 
  • Capacidade de negociação. 
  • Saber trabalhar sob metas e desafios. 

Qual a formação para consultor de vendas de academia?

A graduação e especialização também podem fazer toda a diferença no currículo de um consultor de vendas de academia. As formações mais comuns desses profissionais são:

Administração de Empresas

Com formação multidisciplinar, contemplando Teoria Organizacional, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Vendas, Produção, entre outras disciplinas. 

Marketing

Também prevê a formação integrada em diferentes modalidades que contribuem com o aumento de vendas de uma empresa, como: Gestão de Negócios, Preços e Custos, Estatística, Sociologia, Economia, Psicologia, etc. 

Quanto ganha um consultor de vendas em academia?

De acordo com uma pesquisa realizada no site Salarios.com, que leva em consideração dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web até novembro de 2022, um consultor de vendas ganha em média R$1.512,55 em uma jornada de 43 horas semanais, no Brasil. 

Vale dizer que essa média leva em conta o regime de trabalho CLT e que boa parte das empresas oferecem salário variável por meio de comissão de vendas a esses profissionais. 

Conclusão

Esperamos que essas informações tenham auxiliado você a entender um pouco mais sobre o que faz um consultor de vendas de academia, e se esse profissional pode contribuir com os resultados do seu negócio fitness. 

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