A avaliação física na academia é essencial antes de iniciar qualquer atividade física. Isso porque, é a partir dela que vemos os pontos que precisam ser melhorados e, com isso, são definidos treinos personalizados adequados para o objetivo de cada aluno.
No entanto, esse tema ainda causa algumas dúvidas, nossa missão é te ajudar a entender melhor a importância da avaliação física e como fazer ela de forma correta na sua academia. Acompanhe o texto!
O que é avaliação física?
A avaliação física tem como principal objetivo entender o nível de condicionamento físico do aluno, além disso, por meio dela também é possível identificar doenças cardiovasculares, fatores de riscos, entre muitas outras particularidades da saúde do aluno.
Nesse momento são coletadas diversas informações valiosas que servirão para o montar uma periodização de treino que esteja alinhada às condições físicas e aos objetivos do aluno. Vamos ver mais a fundo sobre a importância da avaliação física na academia?
Qual é a importância da avaliação física na academia?
As informações são fundamentais para guiar o profissional de educação física na prescrição do treino e na seleção de exercícios físicos.
Com a avaliação física, as falhas ao longo do processo são minimizadas, e os objetivos ficam mais assertivos, além de ajudar a fazer correções ao longo do caminho e melhorar a saúde de quem está treinando.
Os vários testes aplicados avaliam os componentes físicos e possuem outros benefícios, como:
Identificar fatores de risco
Durante a avaliação física serão avaliadas e reunidas informações sobre lesões, desvios na postura e histórico de doenças na família. Com isso, são elencados os pontos fortes e fracos para os treinos.
Esses dados são coletados por meio da anamnese (hábitos de vida, histórico de saúde) e também pela avaliação da estrutura corporal e da função cardiorespiratória, que determina o consumo de oxigênio, intensidade de treinamento e a frequência cardíaca no repouso e no esforço.
Indicar treinos personalizados
As informações sobre a condição de saúde são fundamentais para criar um plano de treinamento, com exercícios, carga de peso e frequência ideais para cada corpo.
Não importa qual é o objetivo do aluno (perda de peso, ganho de condicionamento físico ou massa muscular), a avaliação proporciona a escolha do melhor treinamento, sem que o esforço físico seja prejudicial.
Acompanhar evolução
É essencial fazer novas avaliações para acompanhar a evolução ao longo do treinamento, comparando resultados e determinando mudanças para que se chegue ao melhor resultado, determinando metas a serem alcançadas.
A reavaliação física periódica é essencial no acompanhamento do aluno, dessa forma, será possível acompanhar a evolução entre as avaliações e ver se os objetivos estão sendo alcançados.
Corrigir postura
A coluna é uma das áreas que mais sofre no dia a dia, ter cuidado com essa parte do corpo é fundamental para evitar dores e até mesmo problemas nas articulações.
É durante a avaliação física que serão identificadas irregularidades na coluna e, com base nisso, serão indicados exercícios específicos para corrigir o problema.
Como fazer avaliação física na academia
1. Anamnese
A anamnese é uma entrevista para conhecer os hábitos gerais de uma pessoa. Durante a conversa são vistos pontos como: experiência de atividade física, histórico familiar, rotina, lesões ou cirurgias realizadas, além de fatores emocionais, como estresse e ansiedade.
2. Antropometria
Por meio da antropometria são medidas as dimensões físicas de uma pessoa. Essa fase inclui o Índice de Massa Corporal (IMC), peso, altura, percentual de gordura e quantidade de massa muscular.
Circunferências
Nessa avaliação, é possível observar o acúmulo de gordura corporal nos membros. Tendo essa avaliação, é possível prever riscos de complicações metabólicas, além de ter maior efetividade nos exercícios.
Índice de massa corporal (IMC)
O IMC é um dos indicativos de risco de obesidade. Para ter o resultado do índice de massa corporal, é preciso dividir o peso em quilogramas pela altura em metros elevada ao quadrado.
O resultado é uma estimativa do grau de gordura, mas não se deve usá-la individualmente, é preciso combinar com outras medidas e métodos de mensuração de gordura.
Bioimpedância
Com o uso de um aparelho especializado, é possível medir a quantidade de músculo, líquido e gordura. Com esse exame, é possível diagnosticar sobrepeso e indicar o melhor treinamento para cada aluno.
Dobras cutâneas
Mede as espessuras das dobras e pregas cutâneas com auxílio de um adipômetro para saber a quantidade de gordura corporal.
3. Testes funcionais
Os testes funcionais têm como objetivo identificar as compensações nos movimentos para reduzir os riscos de lesões. Manter o corpo equilibrado, é fundamental para evitar problemas como: falta de flexibilidade, vícios na postura, entre outros.
4. Avaliação postural
A avaliação postural é ideal para verificar se o aluno possui desvios na postura. Entre os mais comuns estão:
- Escoliose;
- Lordose;
- Cifose.
5. Testes Neuromusculares
Nessa avaliação, o principal objetivo é identificar a amplitude de cada movimento, além da flexibilidade, resistência muscular e força.
6. Avaliação da Flexibilidade
Os testes na avaliação de flexibilidade identificam alterações em padrões de movimentos e dores musculares.
7. Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória
Por meio dessa avaliação, é possível monitorar a capacidade cardiorrespiratória do aluno em diversos tipos de atividades, como pedalar ou correr na esteira, por exemplo.
Dessa forma, verifica-se a pressão arterial e a frequência cardíaca máxima para definir os limites do treinamento.
Com que frequência a avaliação física deve ser realizada?
O tempo ideal para que a avaliação física seja realizada é a cada 60 dias, esse cuidado garante a eficácia dos treinos e potencializa os resultados.
A cada reavaliação, o profissional responsável pela ficha de treino poderá sugerir mudanças nos programas de treinamento.
Como oferecer e vender avaliação física na academia?
Oferecer a avaliação física na academia, além de trazer muito benefícios para os alunos, também faz com que o seu negócio tenha destaque em um mercado competitivo.
A avaliação física também é um fator de motivação importante, para que o aluno possa acompanhar seu progresso e indispensável para o profissional prescrever treinos.
Oferecer esse serviço de forma estratégica é essencial! Por isso, veja abaixo como você pode fazer isso.
Ofereça combos
Que tal oferecer combos que incluem a avaliação nos planos da sua academia? Além de ser uma ótima estratégia de vendas, também é uma boa maneira de atrair e fidelizar os clientes.
Pacotes promocionais com avaliações inclusas são ótimos para ajudar nas vendas e satisfação dos clientes.
Use as redes sociais
As redes sociais como o Instagram, por exemplo, são ótimas ferramentas para serem usadas no seu negócio. Além de aumentar o seu engajamento, você pode utilizar as postagens para divulgar a avaliação física.
Explique as vantagens e benefícios para os alunos e dê mais visibilidade para esse serviço oferecido.
Capacite os funcionários
Ofereça treinamentos e aprimoramento constante para quem trabalha na sua academia. É fundamental ter uma equipe que entende a necessidade da avaliação física e consegue aplicá-la de forma certeira!
Com isso, você oferecerá diferenciais para o aluno e isso será fundamental para ter clientes satisfeitos e que recomendam o seu negócio!
Avaliação física com o Sistema Tecnofit
Com o Sistema Tecnofit, é possível você lançar uma avaliação física para o seu aluno. Para isso, você deve ir até o Sistema e acessar a aba “Atividade Física” , em seguida “Fichas” e logo após “Avaliação Física”.
Digite o nome do aluno que deseja avaliar, selecione o aluno e clique em “Criar Avaliação Física”.
Preencha os dados e marque as opções que deseja avaliar:
Em “Itens da Avaliação Física”, preencha as opções que você escolheu para avaliar e clique em Salvar.
Pronto! A sua avaliação física está cadastrada. Um jeito muito fácil e rápido de acompanhar os seus alunos. Além disso, com Tecnofit Gym, você também tem outros benefícios, como:
- Financeiro inteligente: você cuida do financeiro da sua academia de forma simples, intuitiva e sem burocracia.
- Gestão simplificada: com o app, você acompanha a sua academia na palma da mão, Identifica melhorias e ajusta rapidamente.
- Maior conversão: você controla todos os visitantes que chegam até o seu negócio e acompanha as taxas de conversão.
- Mais integração com os alunos: crie campanhas segmentadas, venda pelas redes sociais e faça a gestão de planos e cobranças de forma eficaz.
Se você gostou do conteúdo, deixe o seu comentário e não esqueça de seguir as nossas redes sociais e se inscrever no canal do YouTube para acompanhar as novidades!