Como alavancar uma academia?

Se você quer descobrir como alavancar a sua academia, confira 16 estratégias fundamentais para colocar em prática. Elas ajudarão você a destacar sua marca e atrair mais alunos.

Homem levantando barra em uma academia

O mercado fitness está em constante expansão, e especialmente no Brasil, que movimenta números significativos no setor, o mercado tende a ser extremamente competitivo. O gestor que quer saber como alavancar uma academia, busca utilizar todas as ferramentas ao seu alcance.

Para conhecer essas ferramentas e entender melhor suas funcionalidades, o time da Tecnofit listou 16 estratégias fundamentais para inovar sua marca, destacá-la entre a concorrência e trazer mais alunos para sua academia.

1. Aproveite o marketing de referência

Também chamado de marketing de indicação, esse modelo específico de marketing se baseia no tradicional marketing “boca a boca”, onde seu cliente se torna um promotor do seu serviço, indicando sua marca para amigos, familiares e conhecidos.

Você pode incentivar seus alunos a divulgarem sua academia, oferecendo vantagens para indicações que resultarem em novos clientes. Lembre-se que as pessoas se sentem muito mais seguras para fechar negócios bem recomendados por amigos.

2. Crie um blog

Ter um blog com conteúdo de qualidade atrai a atenção das pessoas que buscam na internet obter orientação e sanar suas dúvidas sobre treinos, boa forma e saúde.

Um blog alinhado com as demandas dos clientes dá a sua marca um status de referência sobre o mundo fitness, e transmite confiança a quem está buscando um bom lugar para treinar.

Além disso, um blog é um ótimo meio de anunciar online sua academia, de maneira gratuita e já direcionada para um público com interesse em fitness.

3. Cultive uma base de e-mails

Apesar do crescimento da relevância das redes sociais, os e-mails ainda são instrumentos aliados para alcançar e fidelizar alunos.

Uma base de e-mails bem categorizada permite direcionar campanhas para públicos-alvo distintos, com baixo custo e retorno satisfatório, quando comparado com modelos tradicionais de marketing.

Saiba mais sobre os benefícios como uma boa estratégia de e-mail marketing pode agregar a sua marca, e entenda como essa ferramenta pode ser uma aliada para alcançar um grande número de clientes em potencial, de maneira precisa e com custos reduzidos.

4. Descontos e promoções

A sazonalidade do mercado fitness é um fator relevante a se considerar nas estratégias de captação e retenção de clientes.

Períodos de baixa procura costumam ocorrer pelo menos duas vezes ao longo do ano. Estabelecer meios de contornar esses períodos é crucial para manter a estabilidade do seu orçamento.

Implemente planos promocionais para períodos de baixa procura, ofereça descontos para clientes que renovarem seus planos nesses períodos. Aproveite para combinar com estratégias de marketing de referência e compensar desistências ocorridas.

5. Faça anúncios online

Anúncios online são meios eficazes para obter respostas recompensadoras rapidamente. Ferramentas como Google Ads e Google Meu Negócio veiculam seus anúncios na própria plataforma de pesquisa do Google.

Considere também utilizar as redes sociais, que são instrumentos poderosos para alcançar um grande público e possuem meios próprios para impulsionar publicações, de maneira direcionada e com custo acessível.

6. Faça parcerias

Firme parcerias com marcas conhecidas que sejam do interesse do seu público-alvo. Isso ajuda a divulgar sua marca para grupos mais diversos, que podem estender a confiança que têm na marca parceira para a sua academia.

Ter produtos ou serviços de parceiros dentro da sua academia também ajuda a fidelizar seus alunos, agregando valor à sua marca.

Pense em produtos que seus clientes consomem habitualmente e em serviços relacionados ao setor fitness, como massoterapia, nutrição e alimentação saudável.

Faça parcerias também com pessoas bem engajadas nas redes sociais, que são referência para quem consome conteúdo fitness. Considere fazer permuta com digital influencers, assim você pode contar com uma exposição frequente da sua academia, por um investimento muito acessível.

7. Invista na divulgação da sua academia

Sua marca precisa aparecer! Certifique-se que você seja visto pelo público-alvo o maior número de vezes possíveis, pelos mais variados meios.

Invista em marketing para academia, considere contratar profissionais de marketing para trabalhar a imagem de sua marca, e diversifique os canais em que ela aparece, utilizando os meios tradicionais combinados com os modelos digitais mais recentes.

Marketing é estratégia que precisa ser trabalhada o tempo todo, então certifique-se de manter seus canais atualizados sempre e não esqueça de dar feedback a todos os potenciais clientes que se aproximarem da sua marca por esses canais.

8. Amplie sua gama de produtos

Um ótimo meio de tornar sua marca mais atrativa é diversificar os serviços e produtos oferecidos na academia.

Insira novas modalidades de treino no seu espaço, atendendo às novas tendências do mercado. Estude a possibilidade de anexar um café ou uma cozinha fitness para os alunos na academia.

Ofereça produtos como roupas e acessórios fitness, e se possível desenvolva sua própria marca de roupas e acessórios, combinando ampliação de mercado e divulgação da sua marca através dos próprios alunos.

Planeje a divulgação do produto com cuidado, para que seus alunos e potenciais clientes saibam da disponibilidade dele na sua academia, e certifique-se de que você está agregando um bom produto à sua marca, para não causar um efeito contrário ao desejado.

9. Venda saúde e não equipamentos

Tenha em mente que o público fitness busca saúde, boa forma e qualidade de vida ao procurar por academias. Ter equipamentos modernos e de qualidade deve ser parte do projeto e não seu objetivo final.

Planeje sua divulgação para destacar os benefícios que os alunos obterão ao confiar à sua marca a busca por uma vida fitness.

Foque tanto em pontos mais genéricos como promoção de bem-estar e melhora na qualidade de vida quanto em questões mais específicas como maior condicionamento físico, redução de stress e satisfação com o próprio corpo.

10. Mude a fachada

Outra maneira de atrair público em períodos de baixa procura é mudar a fachada da academia, atualizando a imagem da marca e transmitindo com propriedade a cultura do seu serviço.

Um projeto de design bem executado, preferencialmente por um profissional da área, desperta o interesse das pessoas que circulam na frente do seu espaço e pode ser um gatilho para atrair potenciais clientes.

Não esqueça de divulgar essa mudança também nas mídias digitais, para aproveitar ao máximo o potencial atrativo da novidade visual da sua marca.

11. Estabeleça uma cultura

Associada à imagem, toda uma cultura fitness deve ser trabalhada pela sua academia, com o propósito de transmitir uma mensagem clara ao público sobre os fundamentos e os valores da sua marca.

A cultura que você incentiva no seu espaço é o que marca o potencial cliente, possibilitando uma identificação com sua marca e potencializando o desejo de se associar a ela.

Essa cultura deve estar refletida na imagem da marca e ser expressa através dos instrutores, demais profissionais e do próprio ambiente da academia.

12. Tenha uma boa infraestrutura

O espaço físico é muito importante para estabelecer essa identificação do aluno com a cultura da sua marca, e cada detalhe deve ser pensado com o devido cuidado.

Dispor de uma boa diversidade de aparelhos, de alta qualidade, bem preservados e bem distribuídos é elemento fundamental do setor fitness, mas considere que o potencial cliente avalia toda a estrutura na hora de decidir pelo seu serviço.

Fatores relevantes para cativar clientes como climatização, boa iluminação e ventilação, estacionamento próprio, banheiros e vestiários bem equipados e limpos e o próprio layout da área de treino devem ser planejados para refletir a atenção com as demandas dos alunos.

13. Atenção com a retenção de aluno

Conquistar um novo cliente custa, em média, de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Por isso, o gestor deve se dedicar para manter níveis de retenção sempre altos.

O time da Tecnofit preparou um podcast especial com duas especialistas em retenção de clientes para te guiar nessa tarefa de manter seus alunos ativos e fiéis.

14. Promova eventos

Uma excelente maneira de divulgar sua marca para um grande público com perfis variados é a promoção de eventos.

Eventos temáticos em datas comemorativas, palestras de especialistas em modalidades alternativas de treinamento, nutrição e outros temas relacionados ao universo fitness atraem muitas pessoas e mostram o interesse que sua marca tem em promover o bem-estar dos alunos.

Aproveite para agregar produtos das marcas parceiras atraindo também públicos não diretamente ligados ao mundo fitness e organize promoções e planos especiais para ampliar os ganhos com a exposição.

15. Ofereça um atendimento diferenciado

Uma das grandes chaves para o sucesso de um empreendimento fitness está na qualidade do atendimento prestado, desde a recepção e o acompanhamento dos alunos que contratam o serviço, até uma nova tentativa de contato com aqueles que não fecham negócio.

Na hora de fechar a compra, o atendimento inicial é o primeiro fator a ser considerado por mais da metade dos clientes. Certifique-se que toda a sua equipe está alinhada com esse propósito, para garantir a satisfação do aluno desde o primeiro contato com sua marca.

No nosso blog, preparamos cinco dicas para te ajudar a construir uma boa relação com seus alunos desde o atendimento inicial.

16. Esteja atento às novidades do mercado

Não há dúvidas que o mercado fitness está em constante evolução, e o gestor deve estar alinhado com as novas tendências para atender as demandas dos seus alunos, que se moldam por essas tendências.

Pesquise concorrentes, estude modelos de gestão de sucesso e aplique de acordo com sua realidade, buscando sempre investir na capacitação dos seus profissionais para oferecer o que há de melhor e mais moderno no mercado.

Como inovar em uma academia?

Conforme avançamos para o fim da pandemia de Covid, o mercado fitness se torna mais promissor, e entre tantos modelos e concorrentes, o gestor que investe em inovação tende a sair na frente e aproveitar melhor esse fluxo renovado de pessoas interessadas em buscar mais qualidade de vida.

Conte com a ajuda do nosso blog. A equipe Tecnofit elencou mais de dez ideias para academia que vão te ajudar a inovar sua academia e alavancar sua marca no mercado.

Conclusão

Aposte nas estratégias acima, combine-as para melhorar seu desempenho e mostre aos alunos e potenciais clientes que sua marca está comprometida a oferecer a eles o que está em alta no mercado e que os levará a atingir suas metas fitness.

Considere usar o apoio da equipe Tecnofit para gerir sua academia de forma centralizada e simplificada através do Tecnofit Gym.

Em um mercado altamente competitivo e constantemente em mutação, você precisa estar no pleno controle da sua gestão para poder se concentrar em evoluir junto com a demanda do mundo fitness e não ficar para trás na disputa pela atenção do seu cliente.

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