5 dinâmicas para grupo de emagrecimento e o que abordar

Saiba como contribuir com os objetivos dos seus alunos e gerar negócios para a academia.

Entre os diversos motivos pelos quais as pessoas procuram fazer exercícios, emagrecer é um dos mais presentes. E o potencial das academias ou profissionais de Educação Física pode ir muito além dos treinos, também é possível, por exemplo, criar dinâmicas para grupos de emagrecimento. 

Antes de qualquer coisa, é fundamental considerar que emagrecer pode ser mais do que uma questão estética. A saúde, bem-estar e autoestima também estão envolvidos nesse processo. 

Uma jornada que nem sempre é fácil. Por isso, ao decidir proporcionar dinâmicas para grupos de emagrecimento, os profissionais e empresas envolvidos precisam estar cientes e assumir a responsabilidade de criar um ambiente seguro e confortável para todos os participantes. 

Para saber mais sobre como criar essas dinâmicas e o que abordar, continue acompanhando este artigo!

O que é um grupo de emagrecimento?

É a junção de pessoas que buscam os mesmos objetivos num movimento de apoio e incentivo mútuo. Nesses grupos são realizados encontros com foco em engajamento e compartilhamento de informações importantes para a jornada do emagrecimento. 

O objetivo é fazer com que os participantes percebam seus comportamentos e hábitos alimentares, reconheçam o impacto que a imagem corporal tem sobre sua rotina e expectativas de vida e, por meio da mudança, melhorem a autoestima e autocontrole. 

Normalmente são conduzidos por profissionais multidisciplinares, como Psicólogos, professores de Educação Física, Consultor de Imagem, Nutricionista, entre outros. 

O grande diferencial de qualquer outro método para emagrecimento é justamente o fato de que outras pessoas, que compartilham metas parecidas, possam ajudar a conquistar melhores resultados. 

Como funciona um grupo de emagrecimento?

O formato das dinâmicas para um grupo de emagrecimento depende do foco que os profissionais responsáveis decidem abordar. No entanto, em geral, são feitos encontros semanais com os participantes, para que possam analisar o processo de mudança no comportamento e hábitos que impactam a jornada de emagrecimento. 

Apesar de o programa ser realizado em grupo, é importante que sejam analisados os perfis individuais dos participantes, para que sejam projetados caminhos personalizados de acordo com cada um dos objetivos, necessidades, dificuldades e demais características. 

Por que montar um grupo de emagrecimento?

Se você já tem um negócio fitness, oferecer dinâmicas para grupos de emagrecimento pode ser uma ótima forma de integrar serviços para melhorar a experiência dos seus clientes, além de contribuir com a autoridade de marca.

Listamos abaixo mais alguns motivos que podem contribuir com essa tomada de decisão. Confira:

Provas dos resultados do programa oferecido

Com tanto conteúdo sobre o assunto e grupos de emagrecimento disponíveis por aí, ter provas dos resultados por meio de depoimentos e histórias dos participantes pode ser um diferencial importante para o seu programa. 

Como a dinâmica desses grupos está justamente no encorajamento pelo exemplo e pelos resultados conquistados pelos demais participantes, essas histórias farão com que as demais pessoas confiem no seu trabalho. 

Mas aqui vai um ponto de atenção: hoje os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que é compartilhado pelas empresas, principalmente quando se trata de depoimentos de pessoas que usaram o produto ou serviço. 

Por isso, além de solicitar a autorização para compartilhar esses resultados, é fundamental deixar as pessoas à vontade para contarem como se sentiram em todo o processo do grupo de emagrecimento. A transparência certamente vai conseguir engajar um maior número de pessoas, que também podem contribuir com seus resultados após o teste. 

Apoio por meio do senso de comunidade

Segundo alguns estudos, os grupos de emagrecimento chegam a ser até cinco vezes mais eficientes do que o tratamento individual. Isso porque os participantes são colocados dentro de uma comunidade de pessoas que buscam o mesmo resultado, com exemplo e estímulo mútuo entre elas. 

Essa rede de apoio também contribui para influenciar a socialização, por meio da troca de experiências. Não é incomum que os participantes acabem criando uma amizade por meio dos grupos, que pode ir até do objetivo de emagrecimento. Ou seja, as vantagens dessa dinâmica podem ser muito maiores do que as pessoas buscam lá dentro. 

Desenvolve autoridade

Sabemos que o mercado fitness está cada vez mais competitivo, seja pela mudança de comportamento do consumidor ou pelo alto investimento em inovações em todos os ramos. Isso significa que uma marca com autoridade no que promove e promete pode ser um bom passo à frente dos concorrentes

Os resultados que os grupos de emagrecimento podem trazer, ao serem divulgados da forma correta, costumam ser melhores do que o investimento em marketing tradicional. Isso porque, os exemplos verdadeiros e positivos impactam muito mais do que peças publicitárias. 

Aumento de lucro

Se você ainda está em dúvida dos motivos pelos quais criar dinâmicas para grupos de emagrecimento podem ser uma ótima alternativa para o seu negócio fitness, trouxemos mais um grande benefício: uma nova possibilidade de geração de lucro!

Naturalmente, por atenderem mais de uma pessoa ao mesmo tempo, os grupos costumam ser mais lucrativos. Além disso, por todas as razões que trouxemos acima, ao garantir bons resultados para os participantes, é muito provável que você consiga atingir mais pessoas para diferentes serviços da sua empresa – fidelizando os clientes que confiam na sua marca. 

Como montar um grupo de emagrecimento?

Se, por meio do conteúdo abordado até aqui, você percebeu que oferecer dinâmicas para grupos de emagrecimento pode ser uma boa estratégia para o seu negócio fitness, é hora de colocar a mão na massa e saber por onde começar. Separamos abaixo alguns passos importantes que podem ajudar. 

Defina um espaço

É interessante que os grupos façam reuniões presenciais em ambientes seguros e confortáveis. Por isso, definir um espaço que promova essa troca é fundamental. 

Procure escolher um lugar de fácil acesso e longe de possíveis gatilhos que atrapalhem o processo de emagrecimento dos participantes. 

Identifique o interesse da sua audiência

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre reforçamos a importância de entender a percepção dos seus clientes antes de tomar decisões estratégicas para a sua empresa. E com os grupos de emagrecimento não é diferente. 

É fundamental entender o interesse de participação da sua audiência; o que exatamente eles procuram; quais seriam os melhores dias e horários para encontros; quais são as melhores dinâmicas para oferecer ao grupo; entre outras questões que podem ser desenvolvidas de acordo com a resposta de pesquisas simples ou entrevistas informais com seus clientes. 

Defina o nicho do grupo

Conforme abordamos neste artigo, os grandes resultados dos grupos de emagrecimento são garantidos por meio de objetivos em comum entre os participantes. E para se certificar disso, é fundamental que você crie uma estratégia de acordo com o nicho abordado. 

Isso nada mais é do que definir o público-alvo para o seu programa: será destinado para homens, mulheres, de qual faixa etária, são atletas ou pessoas sedentárias? Quanto mais parecido o perfil das pessoas for, maior é a chance de garantir bons resultados. 

Elabore os materiais e conteúdos

Por meio do apoio de profissionais multidisciplinares e especializados em emagrecimento, construa o conteúdo que vai guiar as dinâmicas dos encontros, seja por meio de atividades teóricas ou práticas. 

É interessante considerar que esse conteúdo pode ser modificado e personalizado de acordo com o perfil do grupo e necessidades dos participantes, a fim de contribuir com os melhores resultados. 

Faça a divulgação e convites

Depois de tudo preparado para receber os participantes, é importante investir no anúncio dos convites. Procure direcionar a comunicação para o seu público-alvo, mesmo que isso demande maior energia dos seus profissionais. Para isso, as melhores soluções são os meios de contato que você já tem com os seus clientes, como mensagem, e-mail ou WhatsApp, por exemplo. 

5 dinâmicas para grupo de emagrecimento

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona esse programa, listamos abaixo diferentes dinâmicas para grupos de emagrecimento que podem ajudar a mobilizar os participantes em busca dos melhores resultados. Conheça:

1. Desafio de alimentação saudável 

Você pode sugerir que cada participante compartilhe uma receita saudável que mais gosta e o grupo pode se reunir para cozinhar esse alimento junto, experimentando diferentes sabores, texturas e habilidades na cozinha. 

Outra proposta é desafiar o grupo a escolher alimentos que normalmente não fazem parte do seu hábito alimentar para experimentar de diferentes formas, estimulando os participantes a abrirem a mente para as possibilidades que os ajudam a chegar nos resultados esperados. 

2. Exercício em grupo

A atividade física é um importante passo rumo ao emagrecimento. E quando realizada em grupo pode ser muito mais interessante. Aulas coletivas como dança, yoga, funcional ou caminhadas funcionam muito bem. 

O grupo pode se encontrar em diferentes lugares para realizar a atividade ao ar livre, promovendo a saúde e bem-estar integrado, que vai além do emagrecimento. 

3. Competições saudáveis

Uma das dinâmicas de grupos de emagrecimento é a competição entre os participantes para alcançar metas de perda de peso, medidas ou atividade física. O grupo pode ser dividido em dois times, para estimular a torcida e engajamento das pessoas. 

Aqui é importante lembrar que a competição precisa ser sempre saudável e divertida para todos os participantes. E parte da responsabilidade do engajamento do grupo vem da empresa que oferece a dinâmica. Por isso, é importante ficar atento ao comportamento das pessoas de acordo com as atividades propostas. 

4. Jogos de perguntas e respostas

O compartilhamento de conhecimento e informações sobre a jornada de saúde e bem-estar também faz parte das dinâmicas de grupos de emagrecimento. E uma forma divertida de promover essa conversa é por meio de desafios de perguntas e respostas. 

O grupo também pode ser dividido em diferentes times e os vencedores podem ganhar brindes especiais, para estimular ainda mais essa competição saudável. 

5. Diário de alimentação

Promover uma estratégia de autoconhecimento pode ser uma dinâmica interessante para esses grupos. Um exemplo é a criação de um diário em que os participantes anotem suas escolhas e hábitos alimentares e compartilhem com os seus colegas de grupo para que possam receber dicas e feedbacks, além de apoiar também com os seus aprendizados. 

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha ajudado a criar sua estratégia para lançar dinâmicas para grupos de emagrecimento. Para mais dicas sobre como oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes, continue acompanhando o Blog e redes sociais da Tecnofit!

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