Não é surpresa para ninguém que o mercado fitness tem crescido cada vez mais ao longo dos anos, principalmente pela alta demanda acelerada pela mudança do comportamento do consumidor – que busca cada vez mais o cuidado com a sua saúde. No entanto, para que o negócio traga bons resultados, a administração de academia precisa fazer parte da rotina dos empresários deste ramo.
Uma boa administração de academia permite acompanhar e avaliar a saúde financeira da empresa, identificar possíveis investimentos e cortes no orçamento, promover o engajamento dos profissionais, prever o crescimento da organização e planejar o futuro do negócio, entre outras vantagens.
Neste cenário, o gestor da administração de academia tem um papel fundamental, mas para que toda a organização funcione da melhor maneira, outros setores também precisam ser ativados. Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre como administrar a sua academia rumo ao sucesso do negócio!
Quais são os setores de uma academia?
Uma boa dica para começar a administração de academia é dividi-la em diferentes setores, a fim de segmentar a gestão. A partir dessa divisão fica mais fácil delegar as tarefas administrativas e solicitar os feedbacks de cada área. Conheça os principais setores:
- Administração estratégica: trabalha com o plano de negócio e gestão da visão, missão e valores da empresa.
- Administração financeira: é responsável pela gestão das finanças da organização, entradas e saídas de recursos, orçamento, investimento, contas a pagar e a receber, inadimplência, fornecedores, entre outras rotinas financeiras.
- Administração de pessoas: cuida do recrutamento, contratação, capacitação e gestão dos recursos humanos da academia – ou seja, os colaboradores.
- Administração comercial: tem como principais demandas a atração e fidelização dos alunos por meio de vendas, campanhas, promoções, entre outras iniciativas.
Qual o papel do gestor na administração de academia?
A partir da segmentação da responsabilidade de cada setor na administração de academia, ficou mais fácil entender o papel do gestor, profissional que atua em cada uma das áreas com o objetivo de mediar conflitos e promover trocas constantes com os profissionais.
Além disso, é por parte do gestor que os colaboradores compreendem as metas e o que precisam fazer para contribuir com o atingimento dos objetivos do negócio. Para isso, ele precisa estabelecer uma comunicação transparente e efetiva com todos os funcionários.
O gestor também tem função estratégica: deve acompanhar as mudanças e tendências de mercado, além de conhecer muito bem a organização da sua empresa para desenvolver planos de melhoria, buscando o sucesso do negócio.
Quais os tipos de rotinas administrativas realizadas em uma academia?
As rotinas administrativas de uma empresa envolvem todos aqueles processos que são realizados de forma sistemática com o objetivo de garantir o funcionamento do negócio. No caso da administração de academia, alguns dos processos são:
- Gestão das finanças: fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, controle de faturamento, manutenção ou compra de equipamentos, ticket médio, compra de suprimentos e acessórios, impostos, entre outros.
- Controle de acesso de profissionais e alunos.
- Gerenciamento de mensalidades e planos, com controle de pagamentos recorrentes e inadimplência.
- Gestão do calendário e agenda das aulas.
- Capacitação e retenção dos profissionais da academia.
- Controle de alunos durante os períodos de sazonalidade.
- Disponibilização de treinos e atividades personalizados.
- Entre tantos outros!
Como administrar uma academia?
Agora que já explicamos um pouco mais sobre o papel de cada área e a importância da administração de academia, preparamos também algumas dicas práticas para implementar essa rotina na sua empresa. Confira:
1. Defina seus objetivos com clareza
Você já ouviu a frase “Quando não se sabe para onde ir, qualquer lugar serve”? Ela é ótima para explicar a importância de estabelecer objetivos claros para a sua empresa. Dessa forma, tanto você quanto sua equipe saberão o que precisa ser feito e o caminho para conquistar os resultados esperados. Defina também as métricas e KPIs necessários e a frequência para acompanhá-los.
2. Controle as finanças da academia
A verdade é que não existe um segredo para o sucesso de uma empresa, mas controlar os recursos financeiros com cuidado e transparência certamente farão com que seu negócio seja ainda mais econômico e lucrativo, a partir de um crescimento sustentável.
3. Invista em infraestrutura e equipes qualificadas
Um ambiente organizado, com equipamentos modernos e em ótimo estado pode parecer parte de uma estrutura básica para o funcionamento de uma academia, mas a verdade é que garantir essa administração também pode ser um diferencial para os alunos, fazendo com que eles escolham esse local e queiram estar ali por muito tempo.
Além disso, oferecer aulas diferenciadas, treinos personalizados e o acompanhamento de profissionais qualificados também tem impacto positivo na hora da escolha dos alunos. Para isso, além de garantir uma boa contratação, é fundamental planejar o treinamento das equipes.
4. Crie estratégias de captação e fidelização dos alunos
Para isso, o primeiro passo é conhecer seu público e entender suas necessidades. Qual é o período de maior volume de matrículas, o que os alunos buscam em uma academia, quais são os seus diferenciais em relação aos planos e mensalidades, tanto quando falamos em precificação e promoções quanto em condições de pagamento.
A opinião dos seus alunos também é fundamental para estruturar um planejamento estratégico. Sendo assim, uma boa dica é criar um canal de ouvidoria, em que eles possam dar sugestões e fazer possíveis críticas pensando na melhoria contínua do atendimento.
5. Automatize a gestão com ajuda do Sistema Tecnofit
Com as dicas que trouxemos até aqui foi possível perceber que a administração de academia não é uma tarefa fácil, mas ela pode se tornar muito mais simples com a ajuda de um sistema completo e automatizado, como o da Tecnofit!
Por meio dele, você pode acompanhar indicadores de lucratividade, inadimplência, ticket médio, fazer a gestão das turmas e gerar relatórios e gráficos intuitivos que certamente vão apoiar na tomada de decisões estratégicas.
Conclusão
Neste artigo você conseguiu entender melhor quais são as rotinas administrativas de uma academia e qual é o papel do gestor nesse processo.
O nosso papel, como parceiro na gestão da sua empresa, é entregar todos os indicadores do seu negócio em um único lugar, para que você tenha mais tempo para investir nas decisões estratégicas, aumentando a produtividade da sua empresa.
Faça um teste agora mesmo e confira tudo o que a Tecnofit pode fazer pela sua academia!