Se liga nesse número: de acordo com o Fitness & Beauty Trends Report, lançado pela ClassPass, a procura por academias aumentou quase 330% no último ano. Além disso, o Brasil bateu recorde na abertura de empresas em 2021: foram mais de 4 milhões de novos empreendimentos inaugurados. Se você está de olho em dados como esses e pensa em abrir uma academia, box ou studio ou deseja alavancar o seu negócio fitness recém-aberto, temos uma novidade para você.
Você vai saber mais sobre ela daqui a pouquinho ao longo desse texto, mas antes, deixa eu te perguntar uma coisa: você está por dentro de tudo o que é preciso para dar os primeiros passos com o pé direito na sua academia, box ou studio?
De modo geral, o que um negócio fitness precisa para começar bem e continuar em uma crescente é a sinergia entre planejamento, marketing, vendas e gestão. E como fazer essas áreas conversarem é o que você descobrirá no post de hoje e na novidade que preparamos.
Como fazer uma inauguração de sucesso?
Depois de muito pesquisar sobre como abrir uma academia, box ou studio, escolher o ponto comercial, fazer as reformas necessárias, comprar e instalar equipamentos e contratar a equipe, você como gestor mal deve esperar para fazer uma inauguração de sucesso, não é mesmo?
Neste momento, não basta apenas abrir as portas e esperar que “chovam” alunos. É preciso fazer um bom planejamento e ficar atento a alguns detalhes importantes para que a inauguração seja o primeiro passo para um negócio fitness de sucesso.
Que tal, por exemplo, oferecer aulas experimentais gratuitas para atrair pessoas interessadas em cuidar da saúde? É possível solicitar alguns dados destes prospects e engajá-los para que eles se tornem alunos fixos no futuro.
Você também pode usar as redes sociais a favor da sua academia, box ou studio para torná-la mais conhecida e estreitar o relacionamento com o seu público-alvo.
Como conquistar os primeiros alunos?
É claro que ter uma infraestrutura agradável e uma equipe sintonizada são fundamentais para conquistar os primeiros alunos.
Mas para mantê-los engajados e fazer com que se tornem fiéis à sua academia, box ou studio, algumas estratégias extras são necessárias.
Entre elas estão campanhas de relacionamento, capazes de aproximar a sua academia, box ou studio dos clientes para que eles avancem etapas em um funil de vendas.
Se tornar uma autoridade no seu nicho através de conteúdos relevantes também ajudará você a conquistar mais clientes, bem como investir na sua divulgação online, através de um site personalizado e de uma página no Google Meu Negócio.
Como acelerar o crescimento do seu negócio fitness?
Depois de uma inauguração de sucesso e à medida que você vai conquistando novos alunos, é preciso aplicar estratégias para alavancar uma academia, box ou studio.
Para isso é preciso aumentar a sua proposta de valor constantemente, de modo que os seus clientes continuem encantados com aquilo que você oferece em seu negócio fitness.
Oferecer descontos exclusivos e criar parcerias são algumas estratégias válidas. Mas para implementá-las, é preciso conhecer muito bem o seu público e o seu negócio e um sistema de gestão pode ser extremamente útil nesse sentido.
Um, dois, três, START!
Lembra que te falamos lá no começo do texto sobre uma novidade incrível pensada para você que está pesquisando sobre como abrir uma academia, box ou studio? Ela também é voltada para quem está iniciando no segmento fitness e quer levar a própria empresa para outro nível!
Estamos falando do START!, um evento online e gratuito que vai mostrar, em três passos, como construir um negócio fitness de sucesso.
Os passos são estes que te apresentamos brevemente ao longo do post, mas durante o START! você poderá se aprofundar mais em todos eles para extrair os melhores insights e aplicá-los em sua academia, box ou studio.
Sabemos que lançar uma empresa e fortalecê-la no mercado é trabalhoso, mas contar com os parceiros certos neste momento de crescimento pode fazer toda a diferença.
Você pode conferir o evento na íntegra em nosso canal do YouTube, ou diretamente no vídeo abaixo.