Ideias para academia: 11 ações simples que geram bons resultados

Conheça estratégias essenciais para fazer com que a sua academia atraia e fidelize mais alunos.

ideias para academia

O mercado fitness, no Brasil, enfrentou dificuldades na pandemia, mas já mostra clara recuperação. O momento atual é muito favorável para implementar estratégias e novas ideias para academias, aproveitando o cenário otimista do setor.

Mesmo registrando queda de 15% no número de academias (de 34.509 em 2019 para 29.525 em 2020), o país mantém números estáveis globalmente, ocupando o 2º lugar em número de academias e o 4º lugar em número de clientes, crescendo 7,6% em 2020 (de 9,6 para 10,3 milhões), comparado a 2018.

Além disso, o Brasil lidera, na América Latina, e ocupa o 3º lugar mundial em faturamento, com receita próxima a 2,17 bilhões de dólares em 2020, sinal de que, mesmo com diminuição do número de estabelecimentos, o cenário é de estabilidade.

Ideias para academia: como inovar em uma academia?

Para aproveitar a retomada do crescimento e o retorno do modelo presencial, o gestor deve investir na inovação, tanto para fidelizar alunos quanto para atingir novos públicos. Neste texto, compartilhamos com você mais de 10 estratégias para aproveitar o potencial inovador no mundo fitness, presente antes da pandemia, mas que se consolidou com ela.

1. Invista em marketing para academia

As estratégias de marketing colocam seu negócio em evidência para o consumidor, tornando-o mais atrativo. Modelos tradicionais e orgânicos, além das plataformas digitais, oferecem um ótimo suporte para essas estratégias.

Ideias de marketing para academia

O marketing é a principal forma de mostrar sua academia para o mundo, por isso trouxemos algumas ideias para você colocar em prática.

Aposte no marketing de referência

Marketing de referência é um conjunto de estratégias que estimulam a indicação de um serviço, por parte do próprio usuário, gerando fidelização e multiplicação das vendas. O foco dessa estratégia é conquistar o potencial cliente no momento da decisão, utilizando os clientes já fidelizados como instrumento de marketing, fazendo frente ao volume de informação que circula nas redes e disputa a atenção do público alvo.

As estratégias vão desde acompanhamento personalizado ao novo cliente até implementação de sistemas de incentivo e recompensas para os clientes já fidelizados que fazem indicações para terceiros.

É importante monitorar quais estratégias dão certo para fazer ajustes, acompanhar os novos clientes e aplicar outras estratégias para recuperar aqueles que não optarem pelo serviço.

Invista em marketing sensorial

O marketing sensorial visa cativar o cliente pela experiência. Convide-o para uma aula experimental, deixando-o confortável e motivado durante o treino, proporcionando um ambiente acolhedor onde ele fique à vontade. Apresente-o aos personal trainers, professores e coaches, deixe-o acessar as instalações.

A estrutura da academia é sua aliada nesse momento. Climatização, iluminação, ambiente para socialização dos alunos, qualidade dos aparelhos, boa manutenção, higiene das instalações, tudo conta para a decisão de quem busca o lugar ideal para treinar.

Promoções sazonais

Um obstáculo no segmento fitness é a sazonalidade. A busca por academias aumenta, em média, 40% nos meses anteriores ao verão. Invista em promoções para fidelizar novos clientes, combinando com estratégias de marketing de referência, e ofereça descontos e pacotes especiais para os períodos de baixa procura, que ocorrem nos meses frios.

Faça anúncios online

A velocidade de resposta dos anúncios online é recompensadora, então considere utilizar ferramentas de anúncio online como o Google Ads ou o Google Meu Negócio, para veicular seus anúncios no próprio Google.

As redes sociais disponibilizam meios de impulsionar publicações, com a vantagem de direcionar conteúdo para seu público com precisão e ter custo flexível.

Faça o remarketing

O remarketing – ou retargeting – é um recurso que direciona anúncios para as pessoas que visitaram seu site anteriormente (ou pesquisaram sobre academias no Google) e adapta seus anúncios a esses visitantes quando eles acessarem outros sites e redes sociais.

Essa é uma boa estratégia para alcançar aquele cliente que já teve contato com sua academia e está mais sensível a optar pelo seu serviço. O próprio Google Ads é uma poderosa ferramenta de remarketing para sua marca.

2. Conheça o seu aluno

As academias têm contato muito próximo com seus clientes, permitindo ao gestor entender bem os múltiplos perfis que acessam o espaço. Isso fornece uma grande vantagem na hora de montar sua estratégia de marketing e elaborar anúncios.

Para aproveitar essa vantagem, é fundamental montar um formulário para que cada pessoa atendida na academia possa preencher – mesmo que ela não venha a se filiar – criando uma base de dados que o auxiliará a montar perfis para orientar o marketing direcionado à fidelização do aluno e modular estratégias para cativar os que não se decidem pelo serviço.

Atente-se para cumprir as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que se aplica também aos dados coletados fora do meio digital.

3. Aposte em eventos

Eventos são oportunidades ímpares para atingir um grande número de potenciais clientes, de uma gama muito ampla de perfis. Amigos e familiares de alunos têm a oportunidade de conhecer a estrutura e os serviços que sua academia oferece, e mesmo pessoas sem hábito de praticar atividades físicas podem se sentir inclinadas a ter tal experiência.

Ideias de eventos para academia

Eventos são ideais para promover sua marca na comunidade e fortalecer vínculos com os alunos, além de ser uma oportunidade de conquistar novos clientes.

Promova lutas e competições

Boxes de Crossfit e treino funcional promovem competições internas ou entre academias parceiras (eventos interbox) para atrair públicos diferentes, especialmente os que têm contato com o esporte, mas talvez não tenham conhecido uma estrutura que os atenda.

Academias de artes marciais são palco de eventos concorridos, não apenas pelo público praticante, mas por quem acompanha a modalidade ou atletas específicos. Considere trazer um nome conhecido no esporte para dar destaque ao seu evento.

Prepare eventos temáticos

Períodos de festas como Natal, Carnaval ou Halloween são interessantes para promover sua academia. Planeje decoração temática, treinos relacionados com as datas, aulas livres para convidados e incentive o uso de fantasias como condição de acesso à aula ou para concorrer a prêmios e bônus em planos. 

Crie eventos online 

A pandemia trouxe a percepção de que atividades físicas podem ser guiadas remotamente. Faça lives de aulas e treinos para os alunos compartilharem nos seus círculos sociais.

Será uma ótima maneira de pôr mais pessoas em contato com sua marca, tirar dúvidas, incentivar visitas à academia e marcar aulas presenciais.

Utilize as mídias sociais para transmitir as lives e conquiste seguidores que se tornarão alvo de novas estratégias de marketing no futuro.

4. Faça parcerias

Apresentar sua marca ao lado de parceiros ajuda a expandir sua base de clientes. Procure marcas que tenham público parecido com o seu, mas não se limite a isso.

Essa estratégia pode ser usada de múltiplas formas. Uma rede de parcerias serve para cativar e fidelizar clientes por meio de clube de benefícios. Trazer a marca parceira para seus eventos pode diversificar o público presente.

Considere utilizar a exposição de uma pessoa com grande número de seguidores nas redes sociais para divulgar sua marca. Nesse caso, se o investimento financeiro for empecilho, proponha fazer permuta.

5. Crie um blog

Blogs são ferramentas poderosas para atrair clientes de forma orgânica, sem pagar por anúncios. Muitas pessoas procuram solucionar dúvidas pela internet. Disponibilize conteúdo de qualidade, atendendo as demandas do cliente, e ele vai lembrar de sua marca na hora de contratar o serviço.

Blogs também servem para fortalecer parcerias com outras marcas que possuam blog. Vocês podem trocar conteúdo e atrair outros perfis para seu blog e para sua marca.

Por falar nisso, não deixe de conferir sempre as publicações aqui no Blog Tecnofit: dicas e ideias para você e o seu negócio fitness sempre em primeira mão!

6. Invista nas redes sociais

Redes sociais têm peso no marketing fitness, especialmente aquelas com foco audiovisual. Elas oferecem uma plataforma gigantesca de usuários, com algoritmos que levam sua marca a públicos específicos.

No Brasil, a maior plataforma é o Instagram, com mais de 99 milhões de usuários, e oferece uma ampla gama de ferramentas para divulgar imagem e vídeo. Facebook, YouTube e TikTok também têm grande concentração do público fitness.

Invista num perfil acessível, com volume frequente de postagens e aproveite para fechar parcerias com perfis relevantes nas redes sociais para aumentar o potencial dessa ferramenta.

Disponibilizamos algumas dicas para melhor utilizar as redes sociais, especialmente o Instagram.

7. Crie uma base de e-mails

Apesar do indiscutível sucesso das redes sociais, os emails continuam sendo importantes ferramentas de comunicação com alunos e potenciais clientes. Por meio dele, você divulga conteúdo do blog ou oferece promoções personalizadas para alunos fidelizados, por exemplo.

Para ser efetivo, é importante segmentar sua lista de emails, classificando os contatos em grupos (exemplo: potenciais clientes, alunos novos, alunos fidelizados) para melhor direcionar as campanhas.

Utilize ferramentas disponíveis no mercado para planejar campanhas, como Mail Chimp, Mad Mimi e RD Station.

8. Atraia todas as faixas etárias

Uma academia que atenda faixas etárias variadas terá um fluxo maior de clientes, e o gestor deve apostar nisso para chamar a atenção de todos eles.

Crie espaços ou aulas para o público infantil, e utilize esse produto como estratégia para atrair a atenção de pais que precisam conciliar horário de treino e cuidado dos filhos. Considere disponibilizar planos-família para agregar mais pessoas do mesmo núcleo familiar.

Atraia o público jovem usando estratégias simples, como pensar a playlist da academia e a imagem dos professores e coaches, e anúncios digitais utilizando elementos que dialogam com a cultura consumida por eles. Uma boa pesquisa com alunos e potenciais clientes é fundamental.

Ofereça acompanhamento personalizado para a terceira idade, público que busca por qualidade de vida e manutenção de uma boa saúde, o que exigirá profissionais com capacitação específica, mas trará excelentes resultados para a imagem da academia.

9. Estude a opção de circuitos rápidos

Muitas pessoas não dispõem de tempo para se dedicar a atividades físicas, e você pode usar isso ao seu favor, criando um espaço voltado para circuitos rápidos, que permite realizar atividades em até 30 minutos. Tal espaço deve contar com acompanhamento profissional e estar organizado para o aluno trocar de aparelhos sem perder tempo.

Considere dispor na grade aulas de curta duração com atividades de alto impacto, como treinos funcionais e na modalidade HIIT.

como fidelizar clientes

10. Foque na gestão inteligente

São muitos elementos a serem observados que possibilitam maximizar produtividade e reduzir custos.

Apostar em sistemas de gestão que permitam controlar essas variáveis integradamente resulta em melhor desempenho da marca e assegura seu desenvolvimento. Um sistema que garante gestão financeira de qualidade, que conecta você com os alunos e que fornece suporte na implementação e manutenção desse sistema, potencializa seu crescimento enquanto diminui o trabalho manual.

O sistema Tecnofit oferece uma plataforma segura e completa para otimizar a gestão da sua empresa fitness, integrando os setores, oferecendo suporte qualificado e disponibilizando armazenamento em nuvem, permitindo total acesso onde você estiver.

11. Melhore sua comunicação

O relacionamento com clientes, potenciais e fidelizados, é uma chave de sucesso para toda empresa. No auge da pandemia, isso se mostrou mais válido do que nunca e o aprendizado desse período deve ser aproveitado ao máximo.

Marque presença nas mídias digitais e nas redes sociais, sem abrir mão da comunicação direta e clara com seus clientes, tratando-os com exclusividade e atenção.

Lembre-se que a comunicação permeia todas as estratégias apontadas e deve ser conduzida com máxima dedicação, fazendo uso de qualidade das ferramentas digitais disponíveis.

Conclusão

O mercado fitness está em franca ascensão. A competitividade aumenta conforme os gestores se adaptam para atender novas demandas de clientes que veem a tecnologia como aliada. Ouse abrir sua academia à inovação. Estude, pesquise sobre as novas tendências desse mercado e confie no Sistema Tecnofit para alavancar sua empresa e colocá-la como referência para clientes, profissionais fitness e outros gestores.

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