Recepção de academia e como vender mais

Não subestime o poder de uma recepção de academia bem planejada, funcional e esteticamente agradável, pois ela pode ser um grande diferencial no volume de novos contratos e no aumento das vendas em seu negócio fitness!

Recepção de academia moderna: como é e como vender mais?

Pode até soar banal, mas uma recepção de academia bem planejada, funcional e esteticamente agradável é um grande diferencial no volume de novos contratos e vendas do seu estabelecimento.

O aspecto da recepção do seu espaço nunca deve ser negligenciado. Ela é o portal de acesso de clientes e visitantes que estão à procura de um ambiente empolgante e acolhedor, onde eles possam se sentir seguros para conquistar seus objetivos e metas fitness.

Por isso, sua recepção deve transparecer os valores da sua marca e ser, ao mesmo tempo, convidativa e cativante, de modo a influenciar o cliente a se decidir pela sua academia.

Para você ter certeza de causar uma primeira impressão verdadeiramente positiva em quem visita o espaço, nós elencamos os principais aspectos para transformar a recepção da sua academia em um game changer da marca, além de apontar quatro dicas adicionais para impulsionar suas vendas.

Mas antes de seguir para as dicas de como vender mais, confira qual o objetivo de uma recepção de academia e como deve ser uma recepção moderna, vamos lá?

O que faz a recepção da academia?

A recepção da academia não é apenas um local apropriado para receber clientes e visitantes. Ela é o cartão de visitas da sua marca, e como tal, deve refletir a qualidade do serviço e o cuidado que você transmite aos alunos.

A recepção e os profissionais que nela trabalham são responsáveis por garantir ao cliente o acesso a toda a estrutura de que ele irá dispor, bem como o colocar em contato com a filosofia do local, onde deve constar o zelo e a responsabilidade com a saúde e o bem-estar de cada aluno.

Além disso, é na recepção que se iniciam e se concluem os processos de fechamento de contrato. É vital contar com profissionais capacitados, que tenham propriedade ao falar das vantagens da sua marca, dominem a grade horária, valores de planos e demais detalhes relacionados aos serviços.

Por fim, a recepção também serve de vitrine não só para o ambiente destinado aos treinos em geral, mas também para expor produtos relacionados à cultura fitness. Tal aspecto não deve ser deixado de lado, representando um excelente meio de ampliar o faturamento da sua academia.

Entre esses produtos podem estar lanchinhos para antes e depois dos treinos, como barrinhas saudáveis. Clientes Tecnofit contam com uma ótima parceria e têm acesso a kits Pinati com descontos exclusivos, garantindo uma margem de lucro de 100%!

Recepção de academia e como vender mais

 

Como é a recepção de uma academia moderna?

Confira quais são os aspectos mais relevantes para compor uma academia agradável e moderna, capaz de cativar visitantes, transformando-os em clientes fiéis e garantindo a todos um espaço onde se desfrute de todo o potencial da sua marca.

Aposte em elementos de design e cores da sua marca

Primeiramente, o aspecto visual da recepção deve ser planejado com cuidado. Opte por um estilo mais minimalista, mas se esse não for seu caso, tenha cuidado apenas para não sobrecarregar os estímulos dos visitantes. Preze sempre pelo equilíbrio e pela funcionalidade.

O esquema de cores da recepção deve estar alinhado com o logotipo da academia, preferencialmente. Se for possível, também combine esses elementos com a estética dos aparelhos.

Sua recepção não deve compor uma barreira visual para a área de treino. Tenha em mente que muitos visitantes não terão tempo disponível para um tour – do qual logo falaremos – e precisam poder enxergar os aparelhos e o espaço para se sentirem confiantes a respeito dele.

Tente harmonizar poucos tipos de acabamento para compor a decoração do espaço, como madeira e vidro ou metal e concreto, por exemplo. Se for viável, é indicado contratar os serviços de um arquiteto ou designer de interiores.

Lembre-se de contar com um amplo horizonte aberto para que o potencial cliente possa ser cativado simplesmente ao visualizar e se imaginar na área de treino.

Organize a recepção

Outro aspecto de extrema relevância para a formação da imagem da marca na mente dos clientes é o cuidado com a organização do local, e na recepção esse fator pode ser crucial para atrair ou repelir novas visitas.

Assim como as demais partes que compõem a estrutura do estabelecimento, a recepção deve ser limpa, bem arejada, iluminada e organizada de modo a demonstrar um nível de profissionalismo compatível com os serviços prestados.

O espaço deve permitir que o fluxo de pessoas seja livre e intuitivo, dispor de poltronas confortáveis para quem estiver aguardando, e os materiais do balcão e da vitrine de produtos devem estar bem sinalizados e organizados.

Se você ainda não o fez, digitalize os processos burocráticos da sua academia, tanto os que dizem respeito aos contratos e ao atendimento ao cliente quanto aos planos de aula de cada aluno, através de um sistema de gestão voltado para as academias.

Além de agregar agilidade e praticidade à sua gestão, a diminuição considerável do volume de papel vai facilitar muito a manutenção da boa organização da recepção.

Seja instagramável

Uma grande vantagem em dispor de uma recepção esteticamente agradável é poder contar com um ambiente favorável para que os clientes façam fotos e publiquem em suas redes sociais.

Obviamente esse conceito se estende aos demais espaços da academia, mas a recepção é o local ideal para apostar no apelo da estética instagramável e ganhar divulgação gratuita e espontânea de seus alunos, potencializando as chances de atrair novos clientes.

Já que falamos sobre redes sociais, não deixe de conferir as dicas do blog para melhor utilizar o Instagram, essa poderosa ferramenta de marketing, a favor da sua marca.

Ofereça pontos de distração

Geralmente o ambiente de academia é preenchido por música alta, que dá ritmo e incentivo aos treinos. Visando oferecer uma boa experiência também para quem está em espera ou durante atendimento, disponha de elementos de distração relevantes para os clientes.

Pode ser algo básico, como um point para tomar café e chá, ou uma televisão transmitindo eventos e documentários com temática fitness, e com conteúdo que faça referência à própria academia, anunciando promoções, informações sobre grade horária ou dicas dos próprios instrutores sobre treino e saúde.

A depender do perfil de público que frequenta o local, considere dispor de um espaço kids monitorado, para que os pais possam treinar com mais tranquilidade e segurança.

Mantenha sua equipe treinada

Para além dos recursos dispostos no espaço e do design do acabamento – que dão o tom da recepção – uma equipe de profissionais bem preparados é crucial para melhor aproveitar o espírito criado pelo ambiente, complementado por um atendimento acolhedor e personalizado.

Alinhe a equipe para manter uma conduta coesa, baseada em estratégias de vendas como o overdelivery, técnica que preconiza entregar mais do que o esperado ao consumidor, agregando valor para gerar satisfação.

Isso significa ir um passo além para encantar o cliente, criando uma experiência melhor que a dos concorrentes e ocupando lugar de referência.

Ofereça um tour guiado

Parte estratégica das funções de uma equipe de alto nível é contar com um profissional sempre disponível para guiar os visitantes por um tour bem direcionado pelas instalações.

Esse guia deve estar pronto para explicar cada detalhe a respeito da academia, ter conhecimento pleno das aulas e demais serviços prestados, bem como seus horários e custos de aplicação.

Supondo a necessidade da disponibilidade constante deste guia, é fundamental que cada membro da equipe seja capaz de oferecer esse tour satisfatoriamente, focando nas necessidades do cliente.

Recepção de academia: o que fazer para vender mais?

Agora que já tratamos dos principais pontos para montar uma recepção moderna, efetiva e apta para proporcionar a seus clientes uma experiência única, vamos entender como melhor utilizar esses recursos para uma das mais importantes missões: aumentar suas vendas.

Capriche na primeira impressão

Nesse tópico, o design do local e a organização são as chaves do sucesso. Diariamente, confira se tudo está devidamente de acordo com o padrão que você deseja demonstrar aos seus clientes.

Reforce com sua equipe para que os cuidados com limpeza e a boa disposição dos materiais, da mesa do café e demais itens sejam observados com rigor.

Esteja presente nas redes sociais

Se os seus clientes estão nas redes sociais, por que não vender seus planos nestes canais também? Ao montar um perfil no Instagram e criar um Linktree, você pode incluir um link de vendas que direcione diretamente para a página de cadastro, tornando a experiência de compra mais ágil para o aluno e interessante para a sua recepção.

Clientes Tecnofit têm acesso a um link de vendas personalizado, que pode ser editado com as cores e demais elementos da identidade visual da academia. Certamente, um apelo visual a mais para encantar os clientes e deixá-los mais seguros ao contratar um plano de aulas.

Ofereça atendimento humanizado

A importância de uma equipe bem treinada se mostra na qualidade do atendimento. No nosso blog, lembramos constantemente os gestores que mais da metade dos clientes desse mercado aponta o atendimento como fator mais decisivo para uma tomada de decisão favorável à marca.

Certifique-se de que sua equipe entrega um atendimento de ponta, humanizado e acolhedor, praticando escuta ativa e procurando estar sempre disposto a solucionar qualquer dúvida do cliente.

De preferência, os recepcionistas devem ter prática em identificar de antemão qual serviço ou produto melhor atende às necessidades do cliente em questão, para potencializar as chances de conseguir uma venda ou fechar contrato.

E por falar em potencializar as vendas, é importante que nenhuma chance de fechar um contrato seja perdida na recepção. Pensando nisso, o sistema Tecnofit Gym oferece uma funcionalidade muito interessante aos clientes. Chamada de “venda rápida”, ela permite que a recepção inclua somente os dados mais importantes do aluno no momento do cadastro para que ele possa efetuar o pagamento e seguir com seus afazeres.

Tecnofit Gym

Isso evita que um cadastro muito longo assuste o visitante e o incentive a ter que voltar em um momento mais tranquilo para terminar a contratação do plano. No meio do caminho, ele pode acabar desistindo de fechar o contrato, então, todo cuidado é pouco para “fisgar” esse cliente em potencial.

Converta visitantes espontâneos

É comum a academia disponibilizar visitas agendadas e aulas-teste para conquistar clientes, e tal recurso geralmente é bem aproveitado, pois o cliente está disposto a fechar negócio.

Porém, um volume muito maior de visitas ao espaço são aquelas espontâneas, onde o cliente aparece sem nenhum aviso prévio. É preciso aproveitar adequadamente esse tipo de visitante, pois é possível que não haja uma segunda chance para impressioná-lo e convertê-lo em aluno.

Os seus colaboradores devem estar aptos a lidar com as objeções e desculpas que frequentemente são apresentadas por esses visitantes para evitar fechar contrato. Nesse ponto, é válido utilizar todo método de persuasão disponível e empregar gatilhos mentais adequadamente.

É importante focar os esforços em criar um vínculo com a pessoa, para garantir a possibilidade de um contato futuro e um possível agendamento para uma segunda conversa.

Com a ajuda de um sistema de gestão como o Tecnofit Gym é possível cadastrar esses visitantes espontâneos e então ir “guiando” essas pessoas pela jornada de compra. Para isso, é possível criar regras automatizadas e enviar mensagens para incentivar aquele potencial cliente a fechar um plano em sua academia.

Não invista tempo em leads frios

Um lead frio é aquele visitante que já demonstrou chances baixíssimas ou nulas de fechar contrato ou efetuar uma compra, ao declarar, por exemplo, a falta de vontade – ou de necessidade – de obter o produto ou serviço, ou limitação financeira.

Apesar de manter o tratamento cordial, é imperativo que os recepcionistas tenham sensibilidade para ler tais condições e evitar perder tempo insistindo em uma venda para esse cliente em questão.

O tempo dos seus profissionais é valioso, e deve ser empregado para melhor atender aquele visitante que manifestou possibilidades mais concretas de fechar contrato ou fazer uma compra.

Fique de olho na frequência

De forma regular, você como gestor e a sua recepção devem ficar atentos à frequência dos alunos, afinal, faltas espaçadas são normais uma vez que todos têm algum imprevisto ao longo da vida.

Porém, quando as faltas começam a aumentar e se tornar mais frequentes, é hora de entrar em ação para evitar um cancelamento. Neste caso, é possível usar técnicas de CRM para se comunicar com o aluno com foco em tentar entender o que pode estar acontecendo.

Com a ajuda do Tecnofit Gym é possível estabelecer regras de envio automáticas e enviar mensagens que estimulem o aluno a voltar a treinar.

Como respaldar a sua recepção?

No momento de vender um plano e entregar o contrato para o aluno assinar, é comum permitir que ele faça a assinatura depois, em um momento mais oportuno.

Porém, vale lembrar que é no contrato que estão estabelecidos os termos de uso do seu espaço, além de informações úteis sobre pagamento, direitos e deveres do seu aluno, etc. Por isso, quando o contrato é assinado a sua academia fica respaldada no momento em que um plano é cancelado, por exemplo.

Para incentivar que o seu aluno assine o contrato, é possível enviar mensagens, e-mails ou notificações ou até mesmo criar um lembrete para ser mostrado na catraca. Outra opção é bloquear a entrada do aluno na academia até que ele dê aceite nos termos (essa funcionalidade está disponível dentro do sistema Tecnofit Gym para os clientes que quiserem ativá-la).

Pronto(a) para transformar a recepção da sua academia?

A recepção tem um potencial enorme de converter prospects e visitantes em clientes verdadeiramente conectados com sua marca. Não deixe de aproveitar ao máximo nossas dicas e adicionar ganhos consideráveis ao seu faturamento.

Alie nossas dicas e estratégias de vendas a um sistema de gestão completo, inteiramente pensado para cuidar de cada aspecto de sua academia, elevando o nível da gestão e do seu empreendimento e ampliando seu rendimento de forma estruturada e escalável, com assistência integral dos especialistas Tecnofit.

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